MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/TO anula multa do Procon por ausência de notificação válida
Ampla defesa

TJ/TO anula multa do Procon por ausência de notificação válida

A decisão teve como base a ausência de notificação válida para a audiência de conciliação.

Da Redação

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Atualizado às 20:22

A 1ª câmara Cível do TJ/TO anulou, por unanimidade, processo administrativo e multa aplicada pelo Procon de Palmas a empresa do setor de eletrodomésticos. A decisão teve como base a ausência de notificação válida para a audiência de conciliação, o que comprometeu o exercício do contraditório e da ampla defesa.

Segundo o relator, juiz Márcio Barcelos, embora o CDC permita a responsabilização administrativa de fornecedores, é imprescindível que o procedimento respeite os princípios constitucionais do devido processo legal. No caso analisado, a ausência de intimação formal da parte interessada impossibilitou sua participação na fase adequada do processo, o que caracterizou cerceamento de defesa.

O recurso foi interposto contra o município de Palmas. A parte autora questionou a regularidade do processo administrativo sancionador conduzido pelo Procon, alegando que a sanção foi aplicada sem a devida comunicação sobre a audiência prevista.

Procon Municipal de Palmas (Imagem: Reprodução Prefeitura de Palmas)

Procon Municipal de Palmas(Imagem: Reprodução Prefeitura de Palmas)

Para o TJ/TO, a ausência de ciência inequívoca sobre os atos processuais invalida o procedimento sancionador, ainda que em sede administrativa. Com esse entendimento, o colegiado declarou a nulidade tanto do processo administrativo quanto da multa aplicada.

Além disso, a decisão determinou a inversão dos ônus sucumbenciais, impondo ao município o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, conforme previsto no CPC.

O escritório Ferraz de Camargo Advogados atua no caso.

Veja o acórdão.

Ferraz de Camargo Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...