Gramatigalhas

A postos ou À postos?

A postos ou À postos? O Professor responde.

8/7/2020

A leitora Edenilza Melo envia ao Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"A expressão 'Estaremos sempre a postos' é grafada com ou sem crase?”

1) Uma leitora indaga se a expressão "a postos" deve ser grafada com ou sem crase, como no exemplo "Estaremos sempre a postos".

2) Neste início, sem pretensão alguma de resolver a questão da crase por aspectos teóricos, mas apenas buscando conferir-lhe um cunho de solução prática nos casos concretos, parece importante lançar duas premissas importantes nesse assunto.

3) Uma primeira e importante regra prática para solucionar questões dessa natureza diz que não se emprega crase antes de nomes masculinos; e postos, como não é difícil perceber, é palavra do masculino.

4) Ainda, porém, que o vocábulo do caso proposto fosse feminino (como festas, por exemplo), vigoraria uma segunda e importante regra nesse campo, a dizer que não se usa crase quando se tem apenas um a (e não as) antes de um nome feminino no plural. Ex.: "Não vou a festas".

5) Concluindo, então, e solucionando, na prática, a dúvida da leitora, fixa-se que não se usa crase na expressão trazida para solução, de modo que se deverá escrever o exemplo do seguinte modo: "Estaremos sempre a postos".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.