Migalhas

Terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Pílulas
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Baú migalheiro

Há 91 anos, no dia 21 de fevereiro de 1929, nasceu, no México, Roberto Gómez Bolaños, criador e intérprete de Chaves e Chapolin Colorado. Escritor e ator mexicano conhecido em muitos países, Bolaños estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Por volta dos 20 anos de idade, escrevia roteiros e scripts de programas de TV. Ganhou o apelido de "Chespirito" do diretor Agustín Delgado, uma versão castelhana do nome Shakespeare para "Shakespearito", já que Bolaños media em torno de 1.60m e tinha talento para escrever.

Roberto Gómez Bolaños

Evento debate a atualização das teses previdenciárias diante do cenário da legislação

Mariana Monte Alegre de Paiva (Pinheiro Neto Advogados), juntamente com Carlos Henrique de Oliveira, Caio Tanigushi e Valdirene Lopes Franhani, participou recentemente como debatedora do evento "Atualização das teses previdenciária diante do cenário da legislação e jurisprudência administrativa/judicial atual", organizado por Halley Henares Neto e Vinicius Rigon, e que contou com a exposição de Pedro Ackel.

O palestrante e os debatedores discutiram temas relevantes como a cobrança das contribuições destinadas ao Sistema S, a contribuição social de 10% sobre o FGTS e sua recente extinção, a tributação de hiring e retention bonus em especial considerando novas decisões do CARF, bem como a exclusão da coparticipação dos funcionários em benefícios da base de cálculo da contribuição previdenciária.

t

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Baú migalheiro

Há 130 anos, no dia 20 de fevereiro de 1890, o decreto 210 estabeleceu que os cargos de presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e das Relações seriam preenchidos por eleição. O texto determinava o seguinte: "o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e os presidentes das Relações serão desde já eleitos de entre os membros do respectivo tribunal por votação nominal e maioria absoluta de votos dos ministros ou desembargadores que nele tiverem assento. A eleição se renovará anualmente no primeiro dia de sessão, podendo ser reeleito o que houver servido no ano anterior. Nos impedimentos o presidente será substituído pelo membro mais antigo do tribunal, preferindo entre os de igual antiguidade o que contar mais tempo de magistratura, e, na dúvida, o de mais avançada idade, não sendo em caso algum o procurador da Fazenda Nacional e promotor da Justiça." 

campos sales

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Baú migalheiro

Há 371 anos, no dia 19 de fevereiro de 1649, aconteceu a Segunda Batalha dos Guararapes, em Monte Guararapes, ao sul da cidade de Recife. As duas batalhas foram decisivas para pôr fim às invasões holandesas no Brasil durante o século XVII. O primeiro episódio aconteceu em abril do ano anterior e é considerado a origem do Exército Brasileiro. Participaram das batalhas tropas formadas por brancos, negros e indígenas. 

batalha de guararapes

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Baú migalheiro

Há 60 anos, no dia 18 de fevereiro de 1960, países da América Latina - Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai - criaram a Associação Latino-americana de Livre Comércio (ALALC), uma tentativa de integreção comercial, por meio do Tratado de Montevidéu e sob a proteção do Acordo Geral sobre Tarifas Alfandegárias e Comércio. Tempos depois, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela se uniram à Associação.

ALALC

Ronaldo Martins & Advogados participa do programa Empresários de Sucesso

A área de TI – Tecnologia de Informação do escritório Ronaldo Martins & Advogados, representada pelo líder Maurício Licnerski e o Programador Rogério Gomes Cardoso, participou recentemente do programa "Empresários de Sucesso", veiculado pela Band News.

 

Assista:

 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ilustre ministro Walmir Oliveira da Costa, do TST, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.

Resultado de imagem para Walmir Oliveira da Costa
Felicidades!

Baú migalheiro

Há 98 anos, no dia 17 de fevereiro de 1922, chegou ao fim a Semana de Arte Moderna. O movimento marcou o início do modernismo no Brasil e representou uma renovação nas ideias e conceitos artísticos. Realizada no Teatro Municipal em São Paulo, contou com a participação de nomes como Mário de Andrade e Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos e Di Cavalcanti. E como bem sabe o culto leitor, quem alugou o Teatro Municipal para que se realizasse a Semana foi René Thiollier, avô do saudoso migalheiro Alexandre Thiollier Filho. E se já não estava de bom tamanho as ligações afetivas que nos une ao movimento de 22, nunca é demais recordar que os modernistas se reuniam constantemente na casa da mecenas Olivia Guedes Penteado, querida avó de nosso eterno mestre Goffredo da Silva Telles Jr.

Resultado de imagem para semana de arte moderna

Juliana Abrusio é a única brasileira reconhecida pelo prêmio Client Choice 2020

Juliana Abrusio, sócia do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, recebeu o prêmio "Client Choice 2020", na categoria "Data Protection & Privacy".

Juliana está na seleta lista de sete advogados escolhidos entre os melhores do mundo na área e é a única brasileira premiada. Além dela, foram selecionados outros seis profissionais dos seguintes países: Bulgária, Chile, Finlândia, Itália, Suíça e EUA.

O prêmio leva em conta o excelente atendimento, a qualidade dos serviços prestados e a capacidade de agregar valor aos negócios dos clientes e de outros participantes do mercado.

t

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Baú migalheiro

Há 181 anos, no dia 14 de fevereiro de 1839, o governo da República Rio Grandense retirou-se de Piratini, mudando a sua sede para Caçapava do Sul. A República Rio Grandense havia sido proclamada anos antes, em 1836, durante a Revolução Farroupilha, e a presidência da nova República ficou a cargo de Bento Gonçalves. 

Resultado de imagem para revolta farroupilha

-