terça-feira, 2 de junho de 2020

ISSN 1983-392X

Pílulas
terça-feira, 2 de junho de 2020

Baú migalheiro

Em 2 de junho de 1882, há 138 anos, morreu, na Itália, o revolucionário Giuseppe Garibaldi. Ficou conhecido como "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. Residiu no Rio de Janeiro, onde foi membro da Congrega della Giovine Itália e conheceu Luigi Rossetti, com quem se juntou à Revolução Farroupilha. Em Laguna, Garibaldi conheceu Anita Garibaldi, com quem se casou e que se tornou sua companheira de lutas na América do Sul e Itália.

t

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Baú migalheiro

No dia 1º de junho de 1831, há 189 anos, uma expedição liderada pelo inglês James Clark Ross chegou pela primeira vez ao polo norte magnético da Terra. O local foi encontrado no Cabo Adelaide na península de Boothia, localizada no arquipélago ártico canadense. O polo norte magnético é o ponto na superfície do hemisfério norte da Terra em que o campo magnético do planeta aponta verticalmente para baixo.

t

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Baú migalheiro

Em 29 de maio de 1850, há 170 anos, o pianista Arthur Napoleão, na época com apenas seis anos, deu o seu primeiro recital em público, no teatro São Carlos, em Lisboa. Nascido em Portugal, passou quase toda a vida no Brasil, onde faleceu em 1920. Foi pianista, compositor, editor de partituras musicais, professor e comerciante luso-brasileiro. 

t

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro Francisco Falcão, do STJ, que assistirá no sábado às comemorações de seu aniversário.

t

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do STJ, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário.

t

Baú migalheiro

Em 28 de maio de 1787, há 233 anos, morreu o músico alemão Leopold Mozart, pai do famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart, considerado como um dos maiores compositores de música clássica do mundo ocidental. Foi educado pelos jesuítas e depois ingressou na universidade de Salzburgo onde estudou Filosofia e Direito. Sua mais famosa obra foi o livro Versuch Einer Gründlichen Violinschule. 

t

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Instituições

Ao contrário do que se disse, não foi apenas o conhecimento jurídico do governador Witzel que motivou a determinação de busca e apreensão ontem realizados. Basta compulsar o mandado para ver que o MPF apresentou documentação que comprovaria indícios justificadores. E o apanágio do conhecimento jurídico apenas se somou a outros. É forçoso convir que os juízes devem confiar, em grande parte, na afirmação de delegados e promotores ao decretar medidas cautelares. É assim que funciona. Se um delegado diz que fulano, assassino, está em tal endereço, e pede um mandado, como o julgador vai conferir isso? Não tem como. É preciso confiar. O julgador certifica-se de algumas coisas, mas é ato meramente perfunctório.  Nesse sentido, o mandado do ministro Benedito Gonçalves está corretíssimo. Se, no entanto, estamos diante de mera perseguição política, e o MPF está sendo usado, não é coisa que um ministro pode, de antemão, supor. É preciso confiar nas instituições. Se, depois, ficar provado que não havia os indícios afirmados, aí são outros quinhentos. 

t

Baú migalheiro

Em 27 de maio de 1931, Há 89 anos, o físico suíço Auguste Piccard, ao lado do seu assistente Paul Kipfer, decolou de Augsburg, na Alemanha, e fez voo de balão até a estratosfera terrestre, atingindo altitude recorde de 15.785 metros. Durante o voo, Piccard reuniu considerável material sobre a atmosfera superior da Terra e também fazer a medição de alguns raios cósmicos. O capitão da Frota Estrelar, da série de ficção Jornadas nas Estrelas, Jean-Luc Picard, recebeu este nome em homenagem ao cientista suíço.

t

terça-feira, 26 de maio de 2020

Baú migalheiro

Em 26 de maio de 1818, há 202 anos, D. João VI assinou decreto criando um museu no Rio de Janeiro, a ser estabelecido em um prédio do Campo de Santana. Foi a origem do atual Museu Nacional, instalado depois no Palácio de São Cristóvão. O museu foi fundado em 6 de junho do mesmo ano, sob a denominação de Museu Real. Em 2 de setembro de 2018 um grande incêndio destruiu o prédio. 

t

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Duce tupiniquim

Falando em guerra, o presidente da República falou em armar a população. Disse que um povo armado é a garantia contra ditadores. Pois bem migalheiros, vejam agora a manchete do Correio da Manhã de agosto de 1937: “Mussolini diz que só um povo armado é forte e livre”.

 t

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram