Migalaw English

Mansplaining

O termo corresponde a homexplicanismo, mansplicar, mansplaining.

11/4/2016

Termo: mansplaining

Classe gramatical: substantivo

Correspondente(s): homexplicanismo, mansplicar, mansplaining

Exemplo: Mansplaining is a portmanteau of the words man and explaining, defined as "to explain something to someone, typically a man to woman, in a manner regarded as condescending or patronizing". Lily Rothman of The Atlantic defines it as "explaining without regard to the fact that the explainee knows more than the explainer, often done by a man to a woman", and author and essayist Rebecca Solnit ascribes the phenomenon to a combination of "overconfidence and cluelessness". (Fonte: Wikepedia)

Exemplo traduzido: Mansplaining é uma palavra composta por man (homem) e explaining (explicar), definida como "explicar algo a alguém, normalmente um homem a uma mulher, de maneira considerada depreciativa ou paternalista". Lily Rothman do jornal The Atlantic define o termo como "explicar sem levar em conta o fato de que a pessoa destinatária da explicação sabe mais sobre o assunto que o sujeito que explica, em regra é uma ação feita por um homem a uma mulher", e a autora e ensaísta Rebecca Solnit atribui ao fenômeno o resultado da combinação entre "excesso de autoconfiança e ignorância".

Comentários:

Forma verbal: mansplain
Adjetivo: mansplainy

Também usado em inglês no português.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

Luciana Carvalho Fonseca é professora doutora do Departamento de Letras Modernas (DLM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e da pós-graduação em Tradução (TRADUSP). Fundadora da TradJuris - Law, Language and Culture e autora dos livros "Inglês Jurídico: Tradução e Terminologia" (2014) e "Eu não quero outra cesárea" (2016).