28/9, 7h48

Cia aérea indenizará por não informar critérios de entrada em país estrangeiro

Companhia aérea terá de indenizar uma passageira por não informar, no momento da remarcação da passagem, que a permissão para entrada de turista estava proibida em Portugal, devido à pandemia da covid-19. A consumidora só soube que não poderia ingressar no país de destino ao chegar ao aeroporto. A decisão é da juíza de Direito Rachel Adjuto Bontempo Brandão, do 1º JECCrim do Gama/DF.

Leia aqui.

t

27/9, 19h46

Auxílio emergencial - Bolsonaro

Uma mulher desempregada ajuizou ação contra a União na 10ª vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro após Bolsonaro afirmar ter pagado US$ 1.000 (cerca de R$ 5.540) de auxílio emergencial para cada brasileiro na pandemia. O discurso do presidente foi proferido na 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na última semana.

 

Saiba mais, clique aqui.

t

25/9, 16h23

HC coletivo

Em julgamento de HC coletivo no plenário virtual da 2ª turma do STF, o ministro Gilmar Mendes votou pela concessão da ordem para determinar a substituição da prisão cautelar de pais e responsáveis por crianças e deficientes, desde que observadas algumas condicionantes.

Entre as condicionantes estão os casos elencados na recomendação 62/20 do CNJ, relacionada ao coronavírus, para substituição da prisão preventiva por domiciliar ou concessão de saída antecipada do regime fechado ou semiaberto.

Saiba mais, clique aqui.

t

25/9, 13h33

Juíza considera que Uber já adotou medidas preventivas e nega pedido de sindicato

Por considerar que a Uber já vem adotando, espontaneamente, medidas de prevenção ao contágio do coronavírus entre motoristas e passageiros, a juíza do Trabalho Carla Malimpenso de Oliveira El Kutby, da 33ª vara do Trabalho de SP, julgou os pedidos formulados por um sindicato como improcedentes.

Veja na íntegra.

t

____

t

24/9, 9h09

JT/CE mantém ajuda de custo a motoristas de aplicativos

A Seção Especializada I do TRT da 7ª região determinou que as empresas de aplicativos de transporte de passageiros Uber e 99 paguem ajuda compensatória aos motoristas cadastrados nas plataformas, em Fortaleza e Região Metropolitana, como forma de amenizar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.

O pedido de ajuda já havia sido concedido por meio de liminar pela 3ª vara do Trabalho de Fortaleza, mas estava suspenso em razão de mandado de segurança impetrado pela Uber. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 22.

Veja na íntegra.

t

24/9, 9h02

Isolamento social

Um morador de União de Vitória/PR, infectado pela covid-19, pagará danos sociais após descumprir isolamento. Juízo da 1ª vara da Fazenda Pública do município destacou que comportamento do réu demonstra indiferença com a responsabilidade social.

Veja aqui.

t

24/9, 9h00

Competência municípios

Ministro Alexandre de Moraes, cassou decisão do TJ/MG que havia determinado a todos os municípios a adoção compulsória das medidas para combate e contenção da pandemia do novo coronavírus constantes do programa “Minas Consciente”. Para ministro, a decisão esvazia competência dos municípios para dispor sobre funcionamento dos serviços públicos durante a pandemia. 

Veja aqui.

t

23/9, 11h37

Desafios do acesso à Justiça durante a pandemia

Suspensão de prazos foi maior desafio no acesso à Justiça durante pandemia. Assim revelou pesquisa realizada com advogados pela AASP - Associação dos Advogados de São Paulo em parceria com a Fundação Arcadas. Os profissionais também citaram a ausência de uniformização dos atos pelos tribunais e a dificuldade de despachar com magistrados.

Saiba mais aqui.

t

t

23/9, 9h03

Licença-prêmio

A juíza do Trabalho Isabela Parelli Haddad Flaitt, da 2ª vara do Trabalho de São Caetano do Sul/SP, declarou a inconstitucionalidade de dispositivo de decreto municipal que estabeleceu a concessão de licença-prêmio e de férias de forma compulsória aos servidores que não tivessem condições materiais de realizar teletrabalho durante pandemia. Magistrada observou que a legislação municipal determina que a licença deve ser requerida pelos próprios servidores.

Veja aqui.

t

23/9, 9h02

Ministra Cármen Lúcia está com covid-19

A ministra do STF Cármen Lúcia testou positivo para o novo coronavírus. Ela é a 9ª autoridade a contrair covid-19 após a posse de Luiz Fux à presidência do Supremo.

Veja aqui

t