4/8, 9h35

Gilmar Mendes suspende efeitos de veto sobre uso de máscaras em unidades prisionais

O ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu parcialmente liminar nas ADPFs 714, 715 e 718 em que partidos de oposição (PDT, Rede Sustentabilidade e PT) contestam os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao projeto de lei que exige o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público.

A liminar restabelece a obrigatoriedade do uso do equipamento a todos os trabalhadores dos estabelecimentos prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas, incluídos os prestadores de serviço.

Leia aqui.

t

3/8, 13h14

Loja de shopping - Isenção de aluguel

Loja de shopping conseguiu a isenção do pagamento do aluguel mínimo pelo período em que o estabelecimento permaneceu fechado por conta da pandemia de covid-19. Decisão é do desembargador Ricardo Couto de Castro, da 7ª câmara Cível do TJ/RJ, ao dar provimento a agravo.

  • Leia a matéria aqui.

t

3/8, 11h01

Toffoli suspende relaxamento de medidas de combate ao coronavírus em Cuiabá

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, suspende relaxamento de medidas de combate ao coronavírus em Cuiabá. Para ministro, decisão judicial que determinou a adoção de medidas menos restritivas que as previstas em decreto municipal contrariou o entendimento do STF sobre a matéria. 

Veja aqui

t

31/7, 9h22

TST autoriza trabalho nos feriados durante pandemia em rede de supermercados

A 4ª turma do TST deferiu liminar para autorizar a convocação de empregados de uma rede de supermercados com sede em Maringá/PR para trabalhar nos feriados, mesmo sem autorização em norma coletiva. A decisão leva em conta a essencialidade da atividade durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Leia aqui.

t

30/7, 13h52

Teste sorológico - Covid-19

No final de junho/20, pressionada por uma medida liminar proferida pela Justiça Federal de Pernambuco, a ANS baixou uma resolução interna obrigando as operadoras de planos de saúde a custearem os testes sorológicos destinados à detecção da covid-19. Ismael Moisés de Paula Junior (Massicano Advogados & Associados) faz uma análise crítica da decisão. Clique aqui.

30/7, 13h49

MP 945

O fim da vigência da MP 945 se aproxima, e a apresentação do Projeto de Lei de Conversão com aprovação parcial do texto será encaminhado ao Senado. O assunto em questão ganha os comentários de Marília Lira de Farias (Farias e Coelho Advogados) e Rosete Soares. Clique aqui.

30/7, 13h47

Adicional de insalubridade

Renato de Oliveira Melo e David Santana Silva (Santana Silva, Garcia e Melo Sociedade de Advogados) tratam dos farmacêuticos, adicional de insalubridade e a pandemia: "Farmácias também são estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana, e, por este motivo, os profissionais envolvidos nesses procedimentos, devem ser cuidados igualmente e ter os mesmos direitos de seus pares que se ativam em hospitais, clínicas de saúde, etc". Clique aqui.

30/7, 13h43

"Tribunal da Internet"

A cultura do cancelamento tem chamado a atenção, principalmente nas redes sociais, por tratar-se de uma onda que incentiva pessoas a deixarem de apoiar determinadas personalidades ou empresas, públicas ou não, do meio artístico ou não, em razão de erro ou conduta reprovável. Sobre isto, veja o que escrevem Thays Bertoncini da Silva e Erica Marie Viterito Honda (Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA)). Clique aqui.

30/7, 13h40

Tecnologia II

A chegada da covid-19 trouxe uma nova realidade ao Brasil: a necessidade de adaptação aos meios de tecnologia. Assim como as demais áreas, o Poder Judiciário também foi compelido a adaptar-se ao "novo normal", e a aderência mais intensa, pelos Tribunais, às sessões virtuais é exemplo disso. Confira o artigo da advogada Suzan Raphaellen Franche, membro do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados. Clique aqui.

30/7, 13h35

Tecnologia

Em tempos em que muito se fala sobre produtividade e qualidade de vida como resultado direto do bom uso da tecnologia, não podemos desconsiderar que alguns ajustes são necessários utilizando a mesma fonte: tecnologia. Diante disso, Elisa Junqueira Figueiredo e Bruno Maglione (Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados) falam da revolução no Judiciário em 126 dias. Clique aqui.