PÍLULAS

  1. Home >
  2. Pílulas >
  3. Lula e a burguesia - Estultices e preconceitos

Lula e a burguesia - Estultices e preconceitos

quarta-feira, 9 de março de 2016

Atualizado às 07:08

Significação

Entre os meados das décadas 80 e 90, o signo da burguesia paulistana era ter um apartamento no Guarujá. Uma chácara nos arredores de SP, por exemplo em Ibiúna, então, era um luxo.

Negação

O ex-presidente Lula nega peremptoriamente a propriedade dos imóveis que lhe são atribuídos, embora o tal sítio, pelo visto, ele usufruía como se dono fosse. Mas era, em suas palavras, apenas emprestado. Quer dizer que se ele pedir uma caneta emprestada para assinar um documento, é melhor ficar de olho, ou, sabendo desse estranho costume, entregar-lhe logo uma Bic e dá-la como perdida.

Metonímia

Mas, apenas por hipótese, imaginando que são do ex-presidente os referidos bens, a pergunta que fica é por que ele não comprou com seu suado dinheiro ? Como presidente da República deve ter feito um bom pé-de-meia, e como palestrante (sem ironia alguma) é um fenômeno, tanto na atuação, como na arrecadação.

Eufemismo

A única resposta que nos vem à pergunta da migalha anterior é que, na hipótese de serem de Lula os bens (apartamento no Guarujá e sítio em Atibaia), ele não os comprou porque não queria ter em seu nome as escrituras : elas seriam (na visão dele próprio) a prova de que "deixou de ser um dos nossos", agora "está a sorver as delícias da burguesia".

Comum de dois

Ah... se for verdadeira a lucubração acima (frise-se o ponto de que estamos na hipótese), ela demonstrará duas coisas. Vejamos:

Primeiro, uma estultice, uma vez que o tempo passou e ter um apartamento no Guarujá, antes de ser burguês, é ser corajoso, pois a criminalidade na cidade apavora. Se fosse uma casa num condomínio desses chiques que ainda lá existem, vá lá. Mas um apartamento... Isso para não falar na chatice que deve ser um tríplex : sobe escada, desce escada ; termina de descer e lembra que esqueceu os óculos lá em cima...

Segundo, um preconceito. O ex-presidente, tão sensível politicamente, estaria temendo que as pessoas descressem de suas falas porque ele se moveu nas escalas da estratificação social. Ora, ele que diz ter permitido ao povo uma vida mais digna, com três refeições, com possibilidade de viajar de avião, com acesso à luz elétrica, achou que as pessoas não iam gostar de vê-lo também ascender ? Seria, no caso, um raciocínio tacanho, preconceituoso e que subestima a inteligência alheia.