PÍLULAS

  1. Home >
  2. Pílulas >
  3. Ordem de votação no impeachment - Voto decisivo

Ordem de votação no impeachment - Voto decisivo

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Atualizado às 10:57

Do Sul ao Norte

A votação, no próximo domingo, 17, do pedido de impeachment será feita da seguinte forma: primeiramente, serão chamados nominalmente os deputados da região Sul, passando pelo Centro Oeste, Sudeste, Nordeste e, por fim, na região Norte. Dentro de cada Estado, a chamada seguirá a ordem alfabética.

Voto decisivo

Pelos dados que têm sido anunciados, já há número suficiente de votos para que o impeachment siga para o Senado. Nesse sentido, feitas as contas a partir dos parlamentares que anunciaram seus votos, é possível prever que a definição da aprovação do impeachment na Câmara se dará, muito provavelmente, nos votos dos parlamentares do Amazonas. E nestes, ao que parece, o voto 342, que sacramenta o resultado, tem grandes chances de ser de Arthur Virgílio Bisneto (PSDB/AM), o que não deixa de ser, convenhamos, uma grande ironia do destino.

História

Acerca do voto decisivo na Câmara, os mais antigos não se esquecem do deputado ribeirão-pretano João Cunha, que deu o voto de nº 344, decisivo para a eleição de Tancredo Neves.

Advogado e poeta, foi deputado Federal por quatro legislaturas. Em 2006 tentou retornar à Câmara, tendo obtido 710 votos. Em 2010, novamente baldada a tentativa, agora com 199 votos.