PÍLULAS

  1. Home >
  2. Pílulas >
  3. Ministra Laurita discursa sobre os desafios do STJ

Ministra Laurita discursa sobre os desafios do STJ

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Atualizado às 10:07

Presidindo a última sessão do semestre na Corte Especial do STJ, a ministra Laurita Vaz - futura comandante da Casa - fez questão de falar sobre os desafios que o Tribunal enfrenta neste "período difícil de crise econômica e forte restrição orçamentária".

De acordo com ela, os desafios ficam maiores quando se considera a demanda judicial da Casa, que não para de crescer. "Essa demanda, somada ao acervo que já beira a casa dos 400 mil processos, nos impele por maior produtividade e constante inovação."

Laurita relatou aos colegas recente encontro com o presidente Temer, que afirmou que o TJ/SP tem quase 1 milhão de processos, ao que a ministra imediatamente teria respondido que na Corte paulista são mais de 350 julgadores. No Tribunal, a triagem dos recursos especiais e agravos, segundo a ministra, "continua a produzir bons frutos", tendo conseguido, somente neste 1º semestre, que mais de 60 mil processos (cerca de 40%) tenham deixado de ser distribuídos aos ministros. "Demonstramos mais uma vez que este Tribunal não se acanha diante de mudança, ao contrário, se prepara e se fortalece no papel de instituição vanguardista do Poder Judiciário."

O foco, relatou Laurita, deve ser o recurso repetitivo, uma reivindicação dos ministros. Cumprimentando a todos e desejando boas férias, a ministra informou que permanece na presidência até o dia 16/7. Ouça a ministra Vaz, de viva voz.