PÍLULAS

  1. Home >
  2. Língua solta e língua presa

Língua solta e língua presa

Ontem, o ministro Justiça afirmou em Ribeirão Preto que haveria uma nova etapa da operação Lava Jato.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Atualizado às 09:50

Ontem, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou em Ribeirão Preto que haveria uma nova etapa da operação Lava Jato. Como um Messias, avisou aos cidadãos da Califórnia Brasileira: "Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim." O ex-alcaide ribeirão-pretano ser preso no dia seguinte, dirá o constitucionalista que ambiciona uma cadeira no STF, foi mera coincidência.

Nota oficial

Em nota hoje cedo a PF puxa a orelha do chefe: "Como já foi amplamente demonstrado em ocasiões anteriores, o Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido a seu titular que não se ausente de Brasília nos casos que possam demandar sua atuação, não sendo informado a ele os detalhes da operação." A saber, o "titular" estava no interior de SP fazendo campanha política para o candidato a alcaide. Qual meio de transporte teria usado?

Para bom italiano, solo una mezza parola

O nome desta nova fase da Lava Jato (Omertà) não deixa dúvidas do humor negro da PF: (do latim humilitas; "humildade") é uma expressão do dialeto napolitano que define o código de honra das organizações mafiosas da Campânia.

Crítica

O advogado do ex-ministro, José Roberto Batochio, criticou duramente o espetáculo da prisão, e o nome dado à operação.

Num bar de Ribeirão Preto...

Mais comprido do que o normal, o órgão muscular móvel que fica na cavidade oral do atual ocupante da pasta da Justiça provocou uma cena inusitada, ontem à noite, na quente Ribeirão Preto. Em plena praça central, um famoso estabelecimento estava prestes a fechar, quando repentinamente pessoas gradas do município passaram a afluir ao local. Autoridades civis, militares e eclesiásticas chegavam e, uma a uma, ocupavam seus assentos. Do outro lado do balcão, a cabeleira alva não deixava dúvidas: estava ali uma lenda. Indiscutivelmente, "Bom Cabelo" é o melhor tirador de chope que já se viu. Feitos os ajustes de estilo, o primeiro a ser servido foi o discreto e elegante proprietário da Monte Alegre que, não sem motivo, é conhecido como "rei do café". E assim foi que chegou esta madrugada em Ribeirão Preto. Com efeito, antevendo o destino do ex-alcaide, todos foram ao Pinguim. Se comemoravam ou lamentavam, não se sabe. O que se pode garantir é que a bebida estava excelente.

Freio

Não se imagina eventual delação de Antonio Palocci. E explicamos o porquê. Como ex-ministro da Fazenda, ele acabaria por citar (o verbo é apenas este) meio mundo do mundo inteiro das finanças. Seria como se o Lava Jato começasse a riscar os veículos que pretende limpar. Não vai dar certo...