PÍLULAS

  1. Home >
  2. Fatos & Versões

Fatos & Versões

Versões de delação são vazadas, a conta-gotas, criando clima de terror no país.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Atualizado às 11:54

O país pegando fogo e a mídia e o parquet querendo incendiar ainda mais. Só isso justifica o título da matéria da Folha de S.Paulo, quando diz que "Marcelo Odebrecht confirma à Lava Jato versão de delator sobre Temer".

A tal versão do delator é de que esteve com Michel Temer em um jantar no Jaburu, "oportunidade em que ele solicitou a Marcelo Odebrecht pagamento ao PMDB".

Agora, segundo a Folha : "Marcelo respaldou o episódio do jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, com a presença de Temer, então vice-presidente, e do hoje ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, no qual, segundo os delatores, foi acertado o pagamento de R$ 10 milhões para a campanha peemedebista."

Ontem, este rotativo disse que Marcelo Odebrecht não confirmaria que Michel Temer teria lhe pedido "R$ 10 milhões". E, a nosso ver, não confirmaria porque não é algo que condiz com a realidade. E mais, que ficava evidente que Michel Temer não faria um pleito dessa forma. Queremos crer que, litúrgico como é, pode no máximo ter pedido apoio. E, grife-se, pedir apoio à campanha política é algo que, enquanto a lei permitia a doação de empresas, era legítimo.

Não se está aqui querendo defender ninguém, mas é preciso ter um pouco de juízo.

A delação não é sigilosa ? A lei 12.850/13, no art. 7, §2º, diz que sim.

Supondo-se que Marcelo Odebrecht tenha dito que Temer pediu valores específicos, o que só se imagina por hipótese, isso teria acontecido certamente numa conversa privada entre ambos. Nesse sentido, quem tem credibilidade, neste momento, para narrá-la ? Um preso, condenado a duas décadas de cárcere, e que está enterrando um negócio de bilhões de reais por causa de sua conduta, ou o presidente da República ? Há quem não veja diferença na balança. Ótimo, motivo maior ainda para que venham as provas.