MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE diploma Bolsonaro e Mourão como presidente e vice
Diplomação

TSE diploma Bolsonaro e Mourão como presidente e vice

Em cerimônia solene, ministra Rosa Weber fez a entrega dos diplomas aos candidatos eleitos à presidência da República.

Da Redação

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Atualizado às 09:07

Nesta segunda-feira, 10, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, fez a entrega dos diplomas aos candidatos eleitos à presidência da República nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Com a entrega dos documentos, eles estão habilitados a assumir os cargos perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2019, nos termos da Constituição Federal.

Na cerimônia solene, estavam presentes o vice-presidente do STF, ministro Luiz Fux; a procuradora-Geral Eleitoral, Raquel Dodge, os presidentes da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, do Senado, Eunício Oliveira, do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, e ministros do TSE.

  t

Discurso de Bolsonaro

Em seu discurso, Jair Bolsonaro agradeceu a Deus e parabenizou à Justiça Eleitoral pelo trabalho nas eleições de 2018. O presidente eleito disse que irá governar "em benefício de todos, sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião".

Bolsonaro falou contra à corrupção, à violência e sobre os desafios na área de segurança e de geração de empregos. Durante sua fala, o candidato eleito também discorreu sobre o uso das tecnologias nas eleições deste ano:

"O poder popular não precisa mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram uma relação direta entre eleitor e seus representantes. Nesse novo ambiente, a crença na liberdade é a melhor garantia de respeito aos altos ideais que balizam nossa Constituição."

Com a palavra, a presidente do TSE

Durante sua fala, a ministra Rosa Weber enalteceu ainda o Dia Universal dos Direitos Humanos, o diálogo democrático, a compreensão das diferenças e a supremacia da Constituição Federal. Rosa Weber destacou o valor dos instrumentos internacionais de garantia dos direitos humanos e das liberdades individuais, bem como a importância de se assegurar o direito das minorias em um regime democrático.

O princípio democrático, disse Rosa, se ampara não somente na observância incondicional da supremacia da ordem jurídica, mas também no respeito às minorias, "em especial àquelas estigmatizadas pela situação de vulnerabilidade a que se acham injustamente expostas"

"Democracia é, também, exercício constante de diálogo e de tolerância, de mútua compreensão das diferenças, de sopesamento pacífico de ideias distintas, até mesmo antagônicas, sem que a vontade da maioria, cuja legitimidade não se contesta, busque suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, muito menos tolher ou comprometer-lhes os direitos constitucionalmente assegurados."

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...