MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Receita Federal diz que Gilmar Mendes não é investigado pelo órgão
Fisco

Receita Federal diz que Gilmar Mendes não é investigado pelo órgão

Órgão divulgou nota afirmando que não pactua com o vazamento de informações e "ilações de prática de crimes sem provas".

Da Redação

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Atualizado às 07:53

Nesta segunda-feira, 11, a Receita Federal informou, por meio de nota, que o ministro Gilmar Mendes, do STF, e sua esposa, Guiomar Mendes, não são investigados pelo órgão.

O Fisco também afirmou que não pactua com o vazamento de informações e "ilações de prática de crimes sem provas".

t

Segundo o órgão, não há procedimento de fiscalização em desfavor dos contribuintes.

O comunicado da Receita se deu em resposta a pedido de providências feito pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, após um documento interno no qual Gilmar Mendes e sua esposa são citados em apuração preliminar de "possíveis fraudes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência" vazar para a imprensa.

De acordo com a Receita, as expressões usadas no documento interno "não estão amparadas em evidências verificadas durante o procedimento de análise preliminar". O órgão também informou a abertura de um processo na corregedoria para apurar o vazamento do documento sigiloso.

"O dossiê onde os documentos estavam autuados, foi identificado, bem como todas as pessoas que tiveram acesso ao procedimento de tramitação restrita. A identificação e a responsabilização pelo vazamento estão sob apuração em procedimento específico, conduzido pela Corregedoria da Receita Federal", diz a Receita na nota.

Pedido de providências

No último dia 7, o ministro Gilmar Mendes pediu, por meio de ofício, que o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, tomasse providências sobre documentos vazados na imprensa sobre uma suposta investigação contra ele feita por auditores da Receita. No ofício, Mendes defendeu a ausência de fato concreto para a iniciativa.

Acerca da suposta investigação, Gilmar afirmou no ofício a Toffoli que "para além da divulgação indevida" do documento da Receita a terceiros, "fica claro que o objetivo da referida 'Análise de interesse fiscal' possui nítido viés de investigação criminal e aparentemente transborda do rol de atribuições dos servidores inominados".

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...