Domingo, 17 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Desembargadora Thereza Grisólia Tang, primeira mulher a tornar-se juíza no Brasil, faleceu no último sábado em Florianópolis/SC

O Tribunal de Justiça comunica, com pesar, o falecimento, na tarde do último sábado, 17/10, aos 87 anos, da desembargadora Thereza Grisólia Tang.

terça-feira, 20 de outubro de 2009


Falecimento

Desembargadora Thereza Grisólia Tang, primeira mulher a tornar-se juíza no Brasil, faleceu no último sábado em Florianópolis/SC

Faleceu na tarde do último sábado, 17/10, aos 87 anos, da desembargadora Thereza Grisólia Tang. O sepultamento ocorreu no domingo, 18/10, às 10h, no cemitério Jardim da Paz.

Thereza Tang foi a primeira mulher a tornar-se juíza no Brasil, ingressando na magistratura de Santa Catarina em 1954. Nesta condição, única mulher no Judiciário estadual, manteve-se por quase 20 anos, pois a segunda juíza do Estado viria a ser nomeada apenas em 28 de maio de 1973.

Ela ocupou também a presidência do TJ/SC em 13 de dezembro de 1989, concluindo o mandato do desembargador Nelson Konrad - aposentado por implemento de idade naquela data. A desembargadora Thereza Tang, até então vice-presidente, ocupou o mais alto cargo do Judiciário de Santa Catarina até 5 de março de 1990.

Em seu sepultamento, com a presença de familiares, amigos e magistrados, coube ao desembargador aposentado João José Ramos Schaefer, ex-presidente do TJ, proferir emocionante discurso de despedida, em que enalteceu os predicados da primeira juíza do Brasil.

________________________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes