AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Evolução da consciência e direito animal
Conferência

Evolução da consciência e direito animal

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atualizado às 11:14


Debate

Evolução da consciência e direito animal

  • Data: 3/5 (segunda-feira)
  • Horário: às 19h
  • Local: Teatro Eva Herz - Avenida Paulista, 2073 (Livraria Cultura do Conjunto Nacional)


Clique aqui para ampliar

Os animais têm consciência? Devem ser vistos apenas como objetos da compaixão humana ou são também sujeitos de direitos? Se existe uma "dignidade animal" e "direitos animais" a serem respeitados, quais seriam os critérios válidos para defini-los?

Na primeira segunda-feira de maio, o estudioso do comportamento animal César Ades e o pesquisador do cérebro Sidarta Ribeiro vão enfrentar essas questões, com a mediação do advogado Rubens Naves, no debate "Evolução da consciência e direito animal".

Novas teorias e descobertas científicas e sua possível repercussão sobre a ética, as leis e as práticas sociais estarão no centro dessa discussão, tão atual quanto os grandes desafios socioambientais, de convivência urbana e planetária, que hoje se impõem à civilização, às sociedades e aos indivíduos.

Os bichos e nós

(três "aperitivos" para reflexão prévia)

"A redescoberta dos modos de consciência do animal, de sua maneira típica de ver e de sentir o mundo e o grupo social nos força a rever as nossas posições éticas. Mesmo que o animal não seja um agente moral num sentido humano, a sua relação conosco faz parte inevitável da reflexão e do agir ético".
César Ades

"Nossas diferenças mentais com outros animais são uma questão de grau, não de essência. Se chegarmos a compreender esse fato de forma tão cristalina como entendemos a estrutura celular ou a gravitação dos astros, nossa relação com a natureza se transformará radicalmente".
Sidarta Ribeiro

"Vamos abordar questões científicas e filosóficas complexas, mas ligadas a temas cada vez mais atuais e decisivos nas relações entre humanos e animais, e também na forma como o homem vê a si mesmo e a seus semelhantes. Não há como refletir sobre os direitos animais sem por em questão, direta ou indiretamente, os direitos humanos".
Rubens Naves

Mais informações sobre os integrantes da mesa:

- César Ades
Psicólogo, etólogo e especialista em comportamento animal; ex-diretor e professor titular do Instituto de Psicologia da USP; diretor do Instituto de Estudos avançados da Universidade de São Paulo.

- Sidarta Ribeiro
Biólogo e neurocientista, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e chefe de laboratório do Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra.

 Rubens Naves
Advogado e jurista, professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sócio titular do escritório de advocacia Rubens Naves - Santos Jr. - Hesketh.

Realização

  • Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia

Apoio

  • Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)
  • Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond
  • Lily Safra (IINN-ELS)
  • Livraria Cultura

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3179-0108

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui

 

 

 

 

 

______________