Fenalaw 2012

São Paulo Evento
Encerrado


Fenalaw 2012

  • Data: 16 a 18/10
  • Horário: ver programação
  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca – SP

16/10 - terça-feira

8h30 - Credenciamento

8h50 - Boas vindas e abertura da presidente de mesa

- Anna Luiza Boranga
Sócia Fundadora – ALB Consultoria

9h - Abertura solene

  • Panorama da Advocacia no Brasil em 2012: A Visão da OAB

Obtenha, através dessa apresentação de abertura, a visão da OAB sobre as perspectivas do mercado jurídico para os próximos dois anos: de que forma a expansão da economia brasileira irá impactar a área jurídica?

- Luiz Flávio Borges D'Urso
Presidente licenciado – OAB/SP

9h50

  • Considerações sobre a Situação Econômica no Brasil: Saiba quais as Perspectivas Econômicas e Sociais para o Brasil e Como Avaliar as Vantagens e Desvantagens dessas Questões no Âmbito Jurídico

Através das considerações de um economista, você poderá obter uma visão do mercado para poder planejar o rumo de seu negócio ou entender qual será o posicionamento dos departamentos jurídicos dentro dessa perspectiva.

- Gustavo Loyola
Sócio, Tendências Consultoria

- Ernesto M. Guedes Filho
Sócio, Tendências Consultoria

10h40 - Intervalo para Coffee Break e Networking

11h10

  • Novo! Painel da Regionalização: Conheça as Diferenças e Semelhanças Existentes no Mercado Jurídico das

Diferentes Regiões Brasileiras e Identifique o que Pode Ser Aplicado à Sua Realidade

A Fenalaw traz profissionais da área jurídica do Brasil todo, mas você conhece a realidade das diferentes regiões brasileiras? Quais os desafios enfrentados por profissionais de diferentes regiões? Como eles têm sido superados?

Como compreender as diferenças na precificação dos serviços jurídicos? Quais os exemplos inspiradores a serem copiados?

Moderador

- Elias Marques de Medeiros Neto
Diretor Jurídico, Cosan

- Jorge Alex Nunes Athias
Sócio, Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro e Scaff

Marcelo Zarif
Sócio, Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C

Renato Chagas Côrrea da Silva
Sócio, Ernesto Borges Advogados

Gustavo de Marchi
Sócio, Décio Freire e Associados

12h30 - Intervalo para Almoço e Networking com Visitação à Feira (abertura às 13h)

  • Novo! Tarde de Debates Reunindo Os Gestores dos Escritórios e os Profissionais de Departamento Jurídico em Discussões Sobre as Mudanças Polêmicas que Podem Acontecer no Mercado Jurídico Brasileiro

13h30

  • Em Debate: Internacionalização do Mercado Jurídico Brasileiro: Como Isso Poderá Impactar A Realidade dos Escritórios e a Forma de Contratação dos Departamentos Jurídicos?

A globalização está presente em quase todos os setores da economia brasileira. No mercado jurídico ainda existem barreiras para isso. Será que esse é um caminho inevitável? Quais serão os impactos para os escritórios daqui? O que poderá mudar na precificação e na competitividade do mercado no país?

Horácio Bernardes Neto
Sócio, Motta, Fernandes Rocha - Advogados

- Ricardo A. Bastos
Vice President General Counsel & Corporative Affairs - Johnson & Johnson

- Nuno Albuquerque
Sócio, Nuno Albuquerque, Deolinda Ribas Sociedade de Advogados (Portugal)

Carlos Miguel Aidar
Sócio, AIDAR SBZ Advogados

14h30

  • Em Debate: Possibilidades de Mudanças na Estrutura do Capital das Sociedades de Advogados: Permitir ou Não o Aporte de Capital de Empresas e Pessoas de Fora do Mercado Jurídico nos Escritórios Brasileiros?

Em países como a Inglaterra já é possível a abertura de capital dos escritórios, permitindo assim o investimento de empresas e pessoas não juristas nessas sociedades. Mas até que ponto isso pode contribuir ou prejudicar a competitividade do mercado jurídico no Brasil? Isso poderia comprometer a qualidade dos serviços jurídicos? O que mudaria para as empresas contratantes do serviço?

José Edgard Bueno
Sócio, JBM Advogados

- Rubens Vidigal Neto
Sócio, Perlman Vidigal Advogados

15h30 - Intervalo para Coffee Break e Networking com Visitação à Feira

16h

  • Em Debate: A Informatização e a Tecnologia na Justiça Brasileira: Como os Fóruns Digitais Irão Mudar A Realidade da Justiça no Brasil e quais Serão os Impactos no Dia a Dia de Escritórios e Departamentos Jurídicos?

O processo digital está começando a virar realidade nas comarcas brasileiras. Isso irá impactar de forma contundente a justiça no Brasil e muito mais a forma como escritórios e departamentos atuam em seus processos de gestão. Discuta nesta apresentação:

  • Como o processo digital irá mudar a gestão da informação em escritórios e departamentos
  • A velocidade dos processos será diferente? Como atuar diante dessa realidade?
  • O que poderá mudar na atuação judicial diante da nova realidade dos processos?

Moderador

- Marcelo Castanha
Diretor Executivo, Novaprolink

17h10 - Encerramento do Primeiro Dia de Congresso

17/10 - quarta-feira

8h30 - Credenciamento

  • Exclusivo! Manhã de Workshops com o Passo a Passo das Ferramentas que Você Poderá Aplicar Imediatamente ao seu Dia-a-Dia!

Escolha o seu e aplique o conteúdo na prática.

Workshop 1

8h50

  • Precificação Estratégica para Escritórios: Conheça e Avalie as Modalidades Tradicionais e Alternativas de Cobrança e Analise qual Cliente Vale a Pena Manter em sua Carteira

A precificação ainda é uma questão que afeta muitos escritórios brasileiros. A partir da forma de cobrança, entra em pauta a questão a respeito sobre qual cliente vale a pena manter ou não. Neste workshop, você poderá esclarecer seus questionamentos sobre:

  • Precificação x Custos: mantendo o foco nos resultados do escritório
  • Estabelecendo o posicionamento do escritório através da precificação
  • Quais as modalidades de precificação mais usuais em cada região brasileira e por tipo de escritório?
  • Precificação e relacionamento com o cliente: quais os clientes que devem continuar na carteira?

Liderado por:

- Felipe Adaime
Consultor – Andover Consultores

Ricardo Felice
Diretor Executivo, Demarest e Almeida Advogados

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

Workshop 2

8h50

  • Provisionamento e Contingenciamento no Jurídico: Aumente a Precisão das Previsões de Perdas e Classificação das Ações e Mensure seus Reais Impactos nos Resultados Empresariais

A gestão do contingenciamento e do provisionamento no jurídico é um dos maiores desafios da área e peça chave quando se pensa em resultados. Acompanhe nesse workshop prático:

  • Como estabelecer uma política de contingenciamento fiel à realidade
  • Estabelecendo um provisionamento condizente com a carteira de ações da empresa
  • Como o correto provisionamento poderá contribuir para os resultados empresariais
  • Peculiaridade dos tipos de ações e como analisar contingencia e provisão neste contexto

Liderado por:

- Marcia Muni
Diretora Jurídica, Hewlett Packard Brasil

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

11h50 - Intervalo para Almoço e Networking com Visitação à Feira (abertura às 13h)

  • Novo! Tarde com salas temáticas: Escritórios e Departamentos Jurídicos Terão a Oportunidade de Discutir os Temas que Vêm Impactando a Realidade de Cada um no Momento Atual

13h35

  • Sociedades de Advogados

Abertura do Presidente de Mesa da Sessão

13h40

Estabelecendo um Planejamento Estratégico para Escritórios: Como Fazer a Estratégia Funcionar na Pratica Buscando uma Visão Empresarial para o Escritório

Para muitos escritórios, existe uma grande distância entre planejar a estratégia e partir para a prática. Essa é uma grande dificuldade que, muitas vezes impede o crescimento das sociedades de advogados. Nessa apresentação você poderá analisar os seguintes pontos:

  • Como analisar e determinar seu público alvo
  • Estabelecendo um posicionamento para o escritório
  • Aplicando a precificação e a gestão dos custos ao planejamento do escritório
  • Gerindo o negócio visando o crescimento e o resultado da empresa
  • Como realizar um marketing jurídico interessante, ético e eficiente

Carlos Fernando Siqueira Castro
Sócio, Siqueira Castro Advogados

13h35

  • Departamentos Jurídicos

Abertura do Presidente de Mesa da Sessão

Indicadores de Desempenho no Departamento Jurídico:

Como Implementar a Política e Focar nos Resultados

A gestão por indicadores é uma das grandes tendências nos escritórios na atualidade. Nesta apresentação, você confere:

  • Quais os indicadores necessários à atividade do jurídico?
  • Como estabelecer a política e envolver os colboradores nesta gestão
  • Gerindo indicadores do departamento e dos profissionais
  • Utilizando os indicadores com o foco nos resultados empresariais

- Erica Barbagalo
Diretora Jurídica, Monsanto

- Boris Gris
Diretor Jurídico, Mcdonald’s

14h20

  • Novas Tecnologias para Advogados: Como elas Podem Aumentar a Produtividade e Revolucionar a Gestão do Tempo

As novidades tecnológicas, especialmente os tablets e smatphones, vêm provocando uma revolução na produtividade e na gestão do tempo dos executivos.

Saber direcionar o foco certo a essas ferramentas faz toda a diferença na busca por resultados. E isso pode ajudar, e muito, o dia a dia dos advogados. Nesta apresentação, você vai conhecer:

  • Quais os softwares que podem ser usados apenas com acesso à internet e que podem ajudar na gestão do tempo e na produtividade
  • Como advogados já vêm conseguindo resultados interessantes utilizando esse tipo de ferramenta
  • Um comparativo entre a gestão do tempo e da produtividade com e sem os aplicativos e ferramentas tecnológicas

- Ivo Corradi
Consultor de organização no trabalho, OZ! ORGANIZE SUA VIDA

15h

  • Workflow para Escritórios: Onde Está e como Solucionar o Desafio da Organização do Fluxo de Trabalho Dentro dos Escritórios

Definir processos, estabelecendo um workflow no escritório ainda se configura como uma dificuldade nas bancas de todos os portes. Nesta apresentação, você poderá entender como:

  • Aplicar a metodologia e a necessidade do cliente respeitando a estrutura do escritório
  • Envolver os profissionais no workflow estabelecido
  • Criar processos mantendo o foco em resultados e redução de custos

- Francisco Antonio Fragata Junior
Sócio, Fragata e Antunes

15h

  • Painel de Expectativas: O que os CEO’s e CFO’s da Empresa Esperam do Jurídico? – Alinhando o Jurídico às Necessidades da Atividade Fim da Empresa

Neste exclusivo painel, você obterá a visão do board da empresa sobre o departamento jurídico: o que se espera do jurídico? Acompanhe no debate:

  • Como o jurídico deve se alinhar aos interesses da atividade fim da empresa?
  • Relacionamento com outras áreas a fim de buscar medidas que previnam o aumento das ações e do passivo
  • Ajudando a empresa a gerar resultados

- José Roberto Beraldo
Diretoria Executiva de Finanças – Atento

15h40

  • Estudo de Caso: Utilizando uma Base de Dados Online para Maximizar sua Eficiência

Nesta apresentação, você vai entender como a utilização da base de dados da Revista dos Tribunais Online pode funcionar como um "Google Jurídico" e aumentar a sua produtividade através de ferramentas práticas. Conheça:

  • Quais conteúdos podem ser buscados
  • Como isso pode fazer com que você poupe tempo
  • Saiba como é possível cortar custos e servir melhor ao cliente

Estudo de Caso – RT Online

15h40

  • Indicadores no Contencioso e Tecnologia: Como Implementar um Sistema que Funcione e que Ajude seu Departamento a Obter os Resultados Desejados

No primeiro debate da tarde, você conheceu quais indicadores podem ser implementados, como deve ser a política e quais os resultados que podem ser obtidos.

Mas no contencioso, você precisa trazer resultados, gerindo um grande volume de informações. Agora, através de um estudo de caso, você vai saber como fazer tudo isso através da tecnologia. Entenda:

  • Que análises e relatórios podem ser obtidas através do sistema
  • Quais os critérios e parâmetros que podem ser utilizados no sistema
  • Como utilizar as informações obtidas em prol dos resultados, analisando as ações e diminuindo prejuízos

Estudo de Caso – Tedesco

16h10 - Intervalo para Coffee Break e Networking com Visitação à Feira

16h40

  • Políticas de Remuneração: Estabelecendo Papéis Claros a Cada Membro da Sociedade com Foco em uma Remuneração Justa e Incentivadora, Atraindo e Retendo Talentos

Neste painel, você entenderá como definir claramente os papéis dos membros da sociedade para, a partir daí, focar na remuneração estratégica de seus profissionais.

Acompanhe:

  • Qual deve ser a atuação e participação de sócios, associados e advogados na sociedade?
  • Como estabelecer regras de remuneração
  • Criação de um plano de benefícios motivador
  • Questões tributárias na remuneração de sócios, associados e advogados

- Simone Salomão
Gerente, Totvs Consulting

16h40

  • Remuneração Estratégica no Departamento Jurídico:

Estabelecendo a Remuneração com Apoio no Desempenho do Profissional Visando a Atração e Retenção de Talentos

A remuneração nos departamentos jurídicos tem sido uma importante ferramenta de motivação e retenção profissional. Nesta apresentação, acompanhe:

  • Como mensurar o desempenho do profissional e estabelecer políticas de remuneração que reconheçam esse desempenho
  • Analisando quais valores de remuneração e benefícios são realmente incentivadores e motivadores

- Newman Debs
Vice-presidente Jurídico e Assuntos Corporativos, Pepsico

- Washington Luís B. da Silva
Diretor Jurídico e Ouvidor, Metropolitan Life Seguradora e Previdência S/A

17h10

Advogado Empreendedor: Cases de Sucesso e Oportunidades de Mercado em Modelos de Negócio Inovadores – Viabilize Soluções Diferenciadas em Planejamento Tributário e Auditoria Fiscal

A demanda das empresas por soluções completas, aliada a um mercado cada vez mais competitivo torna imprescindível a oferta de serviços especializados em áreas e esferas diferentes. Através da aquisição de modelos de negócio que visam agregar valor a sua carteira de clientes, otimizando o uso da network, advogados de diversas regiões do país podem conquistar mercado e agregar valor a seus clientes.

Inovando, tornam-se reconhecidos como profissionais diferenciados e imprescindíveis para o sucesso destas empresas. Conheça cases de sucesso na prestação de serviços de auditoria fiscal e planejamento tributário na esfera administrativa, em modelos formatados para advogados com foco comercial, cuja operação é realizada por equipes multidisciplinares, atuando nos mais variados segmentos.

- Cristiane Kieling Monteiro
Gerente Comercial, Studio Fiscal

- José Francisco Braccini Neto
Gestor, Studio Business Store

17h10

  • Sessão Secreta da Terceirização: Estratégias e Regras para Medir a Performance dos Escritórios Contratados

A maior parte dos departamentos jurídicos trabalha com escritórios terceirizados. Nesta sessão exclusiva aos profissionais departamentos jurídicos, você poderá discutir o que há de novo na mensuração da performance dos terceirizados. Discuta:

  • Critérios para mensurar o desempenho e os resultados dos escritórios
  • Quando é hora de descredenciar escritórios e buscar novos parceiros?
  • Como estimular a competitividade entre escritórios credenciados de forma ética, mas com foco nos resultados empresariais?
  • Utilizando os indicadores para estabelecer um SLA dos escritórios e ao mesmo tempo criar uma relação de parceria em que as expectativas estejam alinhadas

Moderador

- Fabio L. G. Selhorst
Legal Director & General Counsel, Siemens

- Alexandre Costa
VP Legal & Ethics, Brasil, CPM Braxis CapGemini

- Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira
Gerente Geral Jurídica, ArcelorMittal Brasil

- Lucilene Prado
General Counsel, Natura Cosméticos

17h40

  • Perspectivas e Relacionamento com Foco na Advocacia de Correspondência e Novas Formas de Parceria e Alianças para Escritórios de Advocacia

A advocacia de apoio pode ser interessante para escritórios de grandes centros urbanos, que podem encontrar correspondentes e estabelecer parcerias estratégicas em localidades distantes dos centros urbanos e também é uma estratégia de crescimento para escritórios de regiões diferentes do eixo Rio-São Paulo. Outras formas de parceria e aliança podem alavancar e muito os negócios e o portfólio dos escritórios.

Discuta neste painel:

  • Benefícios da advocacia de apoio
  • Como encontrar e estabelecer parcerias de correspondência
  • Remuneração para essa modalidade de serviço
  • Regiões em que faltam correspondentes
  • Alinhamento de interesses e da qualidade do serviço prestado
  • Novas formas de parceria e aliança
  • Como esses novos modelos de negócio podem ajudar a alavancar os resultados dos escritórios o serviço prestado

- Marcelo Maximílian Kaiber
Advogado Gestor, Studio Law

- Flávia Malheiros
Sócia Diretora, Malheiros Advogados Associados

+ Speed Networking entre Correspondentes e Escritórios

18h40 - Encerramento do Segundo Dia de Congresso

18/10 - quinta-feira

8h30 - Credenciamento

  • Exclusivo! Manhã de Workshops com o Passo a Passo das Ferramentas que Você Poderá Aplicar Imediatamente ao seu Dia-a-Dia! Escolha o seu e aplique o conteúdo na prática.

Workshop 3

9h

  • Gestão Financeira para Não Financeiros: Noções Importantes para Advogados em Contabilidade e Finanças

O dia-a-dia dos advogados tanto nas empresas quanto nos escritórios exige cada vez mais o olho vivo nas finanças e na contabilidade, mesmo aos profissionais que não estão na área tributária. Isso acontece por conta da necessidade de demonstração de resultados e do crescente aumento da complexidade da gestão contábil financeira.

Acompanhe neste workshop:

  • Técnicas para elaboração, interpretação e análise dos Demonstrativos Financeiros e de Resultado
  • Noções gerais e atuais de contabilidade
  • Aplicação da contabilidade e das finanças no ambiente legal
  • Exemplos práticos de aplicação no contencioso, tributário e empresarial
  • Relacionamento com auditoria interna e externa

Liderado por:

Ricardo Felice
Diretor Executivo, Demarest e Almeida Advogados

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

Workshop 4

Atendendo à solicitação da audiência:

Gestão do Departamento Jurídico de Empresas Públicas e Economias Mistas: Mensurando a Produção do Departamento e Focando em Resultados

Neste workshop específico para questões peculiares aos departamentos jurídicos das empresas públicas você terá uma abordagem aprofundada sobre os seguintes pontos:

  • Utilizando os indicadores de desempenho para mensurar a performance do departamento e dos profissionais
  • Como realizar o report dessas informações
  • De que forma manter o foco em resultados também na área pública
  • Envolvendo os profissionais na política de indicadores
  • Vencendo desafios na terceirização nas empresas públicas: quando e como é possível terceirizar?

Liderado por:

- Jailton Zanon da Silveira
Diretor Jurídico, Caixa Econômica Federal

- Alessandro Antonio Stefanutto
Procurador Chefe Nacional, Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS

- Kátlei Magali Kusslee
Consultora Jurídica, Serpro

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

12h - Intervalo para Almoço e Networking com Visitação à Feira

  • Novo! Tarde de encerramento que unirá os públicos de departamento jurídico e escritórios com debates focados no alinhamento de interesses entre esses grandes parceiros!

13h50

Abertura do presidente de mesa e moderador das sessões

Júlio Cesar Bueno
Sócio, Pinheiro Neto Advogados

14h

  • Em Debate: Gestão de Equipes, Liderança e Contratações com Foco na Sinergia nos Escritórios e Departamentos Jurídicos

A gestão das equipes é um desafio importante no mercado jurídico. Buscar o engajamento entre os profissionais de departamentos com os escritórios terceirizados no processo é uma necessidade para que os resultados apareçam.

Acompanhe nesta apresentação:

  • Como liderar e motivar equipes e na busca dos resultados
  • Como gerir o relacionamento entre profissionais de departamento jurídico e escritórios em busca de uma relação de parceria
  • Estabelecendo programas de motivação das equipes (interna e externa)
  • De que forma focar na capacitação das equipes (interna e externa)

- Ana Cassia Elias Mercante
Diretora Geral do Departamento Jurídico, General Motors

- Antonio Francisco Lima de Rezende
Vice Presidente Jurídico, Whirlpool S.A.

- Fernando Engelberg de Moraes
Vice Presidente Jurídico, Louis Dreyfus Commodities Brasil

16h30 - Intervalo para Coffee Break e Networking com Visitação à Feira

17h

  • Em Debate: Desafios no Relacionamento entre Escritórios e Departamentos Jurídicos

Um momento de discussão dedicado ao alinhamento de interesses entre escritórios e departamentos jurídicos. O que os departamentos esperam dos escritórios e como estes podem atender a essas demandas.

Acompanhe nesta apresentação:

  • A gestão dos escritórios por indicadores de desempenho
  • As modalidades e alternativas para contratação de escritórios
  • Os critérios para seleção dos escritórios, do’s and dont’s: o que deve ser incentivado e o que deve ser evitado por escritórios na relação com os departamentos jurídicos
  • As tendências nacionais e internacionais no relacionamento de departamentos e escritórios

- Paulo Pinotti
Vice-presidente Jurídico, Mastercard

Ricardo C. Veirano
Sócio, Veirano Advogados

- Rodrigo Salles
Diretor Jurídico, Odebrecht Realizações Imobiliárias

- Sergio Pompilio
Vice-presidente das áreas Jurídica, Relações Governamentais e Compliance, Avon Cosméticos

18h20 - Encerramento do Congresso

Paralelamente à Fenalaw, o Seminário "Inovações Legislativas e Seus Impactos na Atividade Empresarial", acontece no dia 16/10 e aborda as principais inovações do momento: o Novo CPC e o Novo Código Comercial. Uma oportunidade única de atualização e interação sobre os novos rumos que a atuação jurídica poderá tomar após as novidades entrarem em vigor.

9h

Seminário IBC Inovações Legislativas e Seus Impactos na Atividade Empresarial – Manhã

16/10 - terça-feira

  • Em Debate: As Principais Alterações do Novo Código de Processo Civil e seus Impactos na Atividade Jurídica Empresarial

A reforma do Código de Processo Civil irá trazer alterações importantes para todos os profissionais que atuam na área jurídica empresarial, mudando, em diversos casos, a estratégia de atuação. Neste debate com grandes especialistas da área processual, você poderá esclarecer pontos sobre:

  • Sistema Recursal
  • Incidente de Demandas Repetitivas
  • Depósitos Judiciais
  • Mudanças nos prazos
  • Papel do juiz nos processos

Aproveite esse espaço aberto e tire todas as suas dúvidas sobre como o Novo CPC irá impactar a sua atividade.

Debatedores

- Antonio de Pádua Soubhie Nogueira
Sócio, Ávila, Nogueira e Miguel Neto – Advogados

Pedro da Silva Dinamarco
Sócio fundador, Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia

- Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa
Sócio, Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa Advocacia

- Paulo Henrique dos Santos Lucon
Sócio, Lucon Advogados

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

12h30 Intervalo para Almoço e Networking

13h30

Seminário IBC Inovações Legislativas e Seus Impactos na Atividade Empresarial – Tarde

  • Em Debate: Novo Código Comercial: Quais Serão os Reais Impactos nas Relações Jurídicas Empresariais?

O Novo Código Comercial irá sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre as pessoas jurídicas, mudando a abordagem de todos os profissionais de departamentos jurídicos e dos que atuam no direito empresarial. Acompanhe no debate com especialistas:

  • Mudanças na denominação empresarial
  • Alterações em relação a títulos eletrônicos e comércio na internet
  • Uso de documentação eletrônica
  • Empresas, sociedades empresariais, obrigações dos empresários, crise da empresa e disposições transitórias

Debatedores

- Fabio Ulhoa Coelho
Sócio, Fabio Ulhoa Coelho Advogados Associados

- Ricardo Sayeg
Professor Livre Docente, PUC/SP

- Ivo Waisberg
Advogado sócio, Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados

- Newton De Lucca
Professor e Desembargador, USP / TRF da 3ª região

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

Encerramento às 17h

14h

Workshop 5

18/10 - quinta-feira

  • TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, Ações Civis Públicas e Inquérito nas Relações de Trabalho: Como Estar Preparado para Isso?

Acompanhe neste workshop como você pode prevenir impactos decorrentes de implicações trabalhistas na sua empresa ou estar preparado caso elas aconteçam. Acompanhe os tópicos:

  • Como o MP vem atuando no âmbito das relações do trabalho
  • O que deve ser observado antes de decidir por assinar ou não o TAC
  • Em que se baseia o cálculo das multas aplicadas e como agir diante dessa questão
  • Como e quando pode ocorrer a execução do TAC
  • Evitar ou não a Ação Civil Pública e como proceder na judicialização

Liderado por:

- Carlos Pereira
Sócio, Benzota, Pereira, Prestes e Borba - Sociedade de Advogados

Luis Otávio Camargo Pinto
Sócio, Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados

Haverá Intervalo para Coffee Break e Networking

17h30 - Encerramento

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Publicado quinta-feira, 5 de julho de 2012