AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Congresso Latino Americano - Gestão de Contratos
Congresso

Congresso Latino Americano - Gestão de Contratos

Em SP, 22 a 24 de setembro de 2014.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Atualizado às 12:45

 

  • Data: 22 a 24/9
  • Horário: ver programação
  • Local: Centro de Convenções Milenium - São Paulo

22/9

Empregabilidade, Capacitação e as Competências Essenciais para um Profissional que atua em Gestão de Contratos

Apresentação

A implementação de práticas de gestão com base em competências justifica-se pela necessidade de definir padrões para o processo de aprendizagem organizacional e para alinhar o desempenho individual e das equipes à estratégia das empresas, fatores determinantes para o alcance de resultados satisfatórios uma economia global competitiva. O profissional que atua em contratos precisa estar preparado não somente através do desenvolvimento de competências técnicas, mas também aprimorar ou desenvolver competências comportamentais.

Quando analisamos o ciclo de contratos é possível identificar uma série de competências e habilidades que são requeridas, não somente para a atuação em uma organização, mas também para garantir a empregabilidade e a ascensão da carreira profissional, dentre as principais competências exigidas estão: - Compreensão sobre índices econômicos, composição de custos e preços

  • Habilidades de negociação, aquisição e processos
  • Identificação e mapeamento de riscos
  • Fortes habilidades de relacionamento interpessoal para estabelecer e manter relações comerciais
  • Conhecimentos de termos jurídicos, técnicos e legislação

10h30 - Apresentação especial Mercado de Trabalho em foco: Mercado de Trabalho e Exigências Atuais para Executivos em Atuam com Gestão de Contratos

- Isis Borge
Especialista em Recrutamento da Divisão de Engenharia e Supply Chain Robert Half.

11h30 - Visão de Recursos Humanos

O Perfil dos Líderes e Desenvolvimento de Competências em Gestão de Contratos Conheça as Melhores Práticas em Gestão de Pessoas e Valorização de Equipe e Garanta a Retenção dos Talentos no Departamento, um Time Preparado para as Transições do Mercado e Apto a Alcançar seus Objetivos.

14h - Certificação Profissional em Gestão de Contratos

Competências e Carreira em Gestão de Contratos - Workshop Exposição dialogada, com utilização de exemplos e exercícios práticos, debates e discussões em grupos. Exemplos de experiências práticas na área de contratos de empresas públicas e privadas.

- Walter Freitas
Presidente ANGC - Associação Nacional de Gestores de Contratos

16h - Intervalo para Café
16h30 - Depoimento Depoimento sobre o Processo de Certificação Profissional em Gestão de Contratos na Embraer

- Remo Vinicius Casarsa de Souza
Diretor de Contratos - Jatos Executivos EMBRAER

17h30 Encerramento do Seminário

Congresso - Sessão Plenária

23/9

8h - Credenciamento dos Participantes e Welcome Coffee

Traga seus cartões de visita e comece o dia interagindo com participantes e palestrantes que desempenham atividades similares à você em diferentes segmentos de mercado e de empresas de todo país.

8h40 - Abertura Oficial da 5ª edição do Congresso de Gestão de Contratos pelo presidente de mesa.

- Rafael Gianesi
Diretor ANGC

8h50 - Palestra Inaugural: Gestão de Contratos, Gestão, Inovação e Governança

A gestão de Contratos está na agenda dos dirigentes empresariais. As pressões por redução de custos, otimização de processos, foco em core business e a adoção de serviços terceirizados evidenciam ainda mais o papel vital que os contratos assumem nas decisões de negócios. Quais são os princípios de uma boa gestão de contratos? De que forma a ANGC está contribuindo para a adoção de práticas inovadoras e a capacitação de executivos para lidar da melhor forma com as relações contratuais.

- Walter Freitas
Presidente ANGC - Associação Nacional de Gestores de Contratos.

9h50 - Keynote Speaker Embraer: Um Caso de Sucesso em Gestão de Contratos e os Benefícios e Vantagens para as Empresas que Possuem Departamentos Exclusivos para Gerenciar Contratos

  • Controle e ganho de eficiência com uma gestão dedicada a contratos
  • Os ganhos em gestão de padronização, produtividade e visibilidades gerenciais
  • Alinhamento da Gestão de Contratos com os objetivos estratégicos da empresa
  • Desafio de sensibilização e envolvimento dos intervenientes na Gestão de Contratos
  • Experiência da EMBRAER em Gestão de Contratos

- Remo Vinicius Casarsa de Souza
Diretor de Contratos - Jatos Executivos EMBRAER

10h50 - Intervalo para Negócios e Relacionamento
11h20 - Facilities e Gestão de Contratos: Tendências, Desafios e as Relações Contratuais

- Léa Lobo
Diretora de Redação Revista Infra

11h50 - Administração Eficaz da Carteira de Contratos da Empresa com a Utilização de uma Ferramenta de Gestão do Ciclo de Contratos
12h50 - Intervalo para Almoço e Relacionamento

Com a proposta de agregar os participantes o almoço temático irá promover a discussão e troca de impressões sobre temas atuais e tendências da indústria (ou da profissão) em um ambiente informal, agradável e muito divertido. Escolha sua mesa por assunto de interesse e alimente-se de boas ideias e contatos.

14h - Estudo de Caso Gestão de Contratos na Indústria Siderurgica - Estudo de Caso Votorantim Siderurgia Nesta apresentação você terá a oportunidade de conhecer como a gestão de contratos está sendo utilizada para apoiar a organização a enfrentar os grandes desafios do setor. Saiba como a gestão de contratos está promovendo a redução dos custos e melhoria dos resultados organizacionais.

- Egídio José Barbosa
Gerente Geral de Suprimentos e Contratos Votorantim Siderurgia

15h - Estudo de Caso Como a Efetiva Gestão dos Contratos Aumenta a Eficiência de Compras e Reduz Riscos e Conflitos Internos.

Independente da estrutura utilizada as empresas gerenciam e acompanham de perto a performance de seus contratos, porém muitas vezes o relacionamento e desenvolvimento de seus fornecedores fica em segundo plano. Este distanciamento na relação poderá impactar na entrega dos serviços ou produtos, no relacionamento e nas negociações futuras. Nesta apresentação iremos tratar da gestão de contratos com destaque para o relacionamento com fornecedores através da área de compras.

  • Aspectos essenciais da gestão de contratos e o relacionamento entre as áreas: como definir as responsabilidades e papeis de quem faz o que (entre empresa e fornecedor e internamente na empresa), quem gerencia o contrato, quando se encerra ou faz aditivo, de quem é a responsabilidade
  • Usando processos eficazes de gestão de contratos para mitigar o risco durante todo o ciclo de compras
  • O amadurecimento da relação com fornecedores para o estabelecimento de uma parceria com objetivos comuns

- Patrícia Viviani
Gerente Sênior de Compras Grupo Fleury

16h - Intervalo para Café
16h30 - Formato Inovador: Active Dialog Espaço interativo propício para novas ideias, troca de experiências e relacionamento. O Active Dialog é um espaço em formato de mesas redondas na qual teremos diferentes temas elaborados para diferentes perfis de profissionais que atuam em gestão de contratos: iniciantes, intermediários e mais maduros. Para cada tema selecionamos renomados especialistas que abordarão sua opinião sobre o tópico com espaço exclusivo para interação com o público propiciando esclarecimento de dúvidas e apresentação de problemas e soluções. Aproveite essa oportunidade e já escolha qual o tema que tem mais sinergia com o seu perfil!

Active Dialog 1 - Gestão de Riscos Trabalhistas e Contratuais Envolvendo mão de obra Terceirizada Como você pode identificar, classificar e monitorar os potenciais riscos e promover a redução de futuras demandas trabalhistas e de autuações legais.

- Luciano Bezerra Diretor
Bernhoeft

Active Dialog 2 - Estruturação de uma Área de Contratos Como manter uma boa relação entre diferentes áreas de atuação dentro de uma empresa para a gestão de contratos.

- Denise Pretti
Contract Manager | UNILEVER

Active Dialog 3 - Mediação e Gestão de Conflitos em Contratos Apesar de todas as ações tomadas para uma boa gestão de contratos, muitas vezes situações de conflitos ocorrem. O objetivo desta discussão é debater sobre ações que podem ser antecipadas para evitar conflitos.

- Sandra Regina Garcia Olivan Bayer
Sócia D'Accord - Instituto de Mediação e Gestão de Conflitos

- Claudia Frankel Grosman
Sócia D'Accord - Instituto de Mediação e Gestão de Conflitos.

Active Dialog 4 - De que forma a Centralização da Gestão de Contratos nesta empresa Favoreceu a Continuidade dos Negócios e Absorção de Novas Empresas em Recente Processo de Aquisições da Corporação.

- Luciano Sergio Lacerda Lima
Assessor de Gestão - Assessoria De Gestao Energisa.

Active Dialog 5 - Contratos Internacionais Cláusulas, questões econômicas e legislativas que impactam nos instrumentos firmados entre diferentes países. Vamos debater sobre a escolha da legislação aplicável, foro litigioso, entre outros. Como elaborar e desenvolver contratos internacionais para proteger os interesses de sua organização e reduzir o risco.

- Cynthia Kramer
L.O.BAPTISTA Schmidt.Valois.Miranda.Ferreira.Agel

Active Dialog 6 - Gestão de Projetos Desafios na relação entre a Gestão de Projetos e a Gestão de Contratos - Como gerar maior valor agregado na entrega de Projetos com a utilização da Gestão de Contratos como ferramenta de estratégia.

- Rafael Gianesi
Senior Project Manager | ALSTOM TRANSPORT

Active Dialog 7 - Contratação de Serviços Desafios na contratação de serviços e suas particularidades. O escopo da contratação, principais cuidados. Controle e execução do contrato: SLA e indicadores de desempenho.

- Soraya Arcas Durães
Diretoria de Projetos | SSX GLOBAL SOLUTIONS

Active Dialog 8 - Validade Jurídica dos Contratos Eletrônicos De que forma a validade jurídica de contratos eletrônicos contribui para o fim do papel e para a excelência da rotina de elaboração e gestão de contratos.

Active Dialog 9 - Gestão de Contratos na Área Pública

Active Dialog 10 - Estudo de Caso em Administração de Contratos O desafio de administrar contratos multimilionários, multi projetos e de com alto impacto na organização. Lições aprendidas, desafios e fatores de sucesso

- Paula Staciarini
Gerente de Contratos | Embraer, Aviação Executiva

18h - Encerramento do primeiro dia do Congresso

2º dia do Congresso - Sessão Plenária

24/9

8h30 - Abertura do Segundo dia do Congresso pelo Presidente de Mesa.

- Rafael Gianesi
Diretor ANGC

8h40 - Painel de Tendências e Experiência Prática A realidade nas organizações, seus riscos e como estão sendo operacionalizadas as áreas de gestão de terceiros.

- Adriano Dutra da Silveira
Consultor LEVEL GROUP

Depoimento Gestão de terceiros e a prevenção de riscos trabalhistas e previdenciários. Benefícios, ganhos e dificuldades normalmente enfrentadas e como podem ser superadas.

- Luciane Pizeli Aires
Gerente Serviços Organizacionais CIELO

9h40 - Mudança de Comportamento: De que forma o Departamento Jurídico das Corporações estão atuando para promover uma mudança na forma de gerenciar contratos para promover maior agilidade na tomada de decisão em processos de contratação.
10h40 - Intervalo para Café e Relacionamento.
11h10 - Painel de Debates Impactos da Nova Lei Anticorrupção - 12.846/13 nas relações contratuais e gestão da propriedade intelectual.

O objetivo deste painel é debater de forma interativa como as empresas devem capacitar seus supervisores, gerentes e executivos para que eles tenham as informações críticas para a gestão de relações de negócios e as leis que regem as relações de trabalho.

Dentro desta visão, alguns temas têm muita importância para discussão, tais como:

  • Como desenvolver competências-chave em lideranças para prevenir responsabilidades e disseminar a cultura de accountability
  • A nova Lei Anticorrupção 12.846/2013 e como afeta o papel e as responsabilidades dos gestores de contratos
  • De que forma a nova Lei Anticorrupção irá impactar as empresas, relações contratuais e com terceiros - Os fatores de risco e os controles organizacionais necessários para limitar os riscos.
  • Debater sobre as melhores práticas para estar em conformidade legal Até onde vai a responsabilidade do gestor em situações de exposição e risco? Como ele deve se posicionar para gerenciar crises.

Apresentação

  • Craig Moss
  • Chief Operating
  • Officer Center for Responsible Enterprise and Trade (CREATe.org) - EUA

Painelistas

- Leandro Doca
Diretor | Contract Management Capgemini

- Alexandre Castello da Costa
VP Legal & Ethics, Brasil Capgemini

- Rita P. Ferreira Blum
Advogada Associada Sênior Opice Blum, Bruno, Abrusio E Vainzof Advogados Associados

12h30 - Almoço
13h50 - Alcance um Novo Patamar da Gestão de Contratos através de Técnicas de Comunicação Efetiva - O desafio da comunicação e envolvimento dos atores na gestão de contratos.

  • Formule boas práticas de comunicação entre as partes de um contrato para reduzir os impactos de um desequilíbrio contratual - Implante estratégias de informação e registro de ocorrências e dissemine-as a todos os profissionais envolvidos com a gestão de contratos.

- Pollyana Gaspar
Professora e Consultora em Desenvolvimento Organizacional

14h40 - Estudo de Caso VALE

Simplificação do Processo de Mobilização na Vale Conheça nesta apresentação o projeto da área de gestão de contratos da Vale que visa reduzir o prazo de mobilização, simplificar e acelerar a inicialização de prestação de serviços.

- Karina Gistelinck
Gerente Sênior da Área de Gestão de Contratos Comerciais VALE

15h40 - Intervalo para Café e Relacionamento
16h10 - Mesa de Especialistas A Estreita Relação entre Gestão de Contratos e Compras Estratégicas e os Benefícios para as Corporações quando as Áreas e Processos Possuem Sinergia Convidamos profissionais que escreveram e colaboraram para o primeiro livro sobre Compras Estratégicas no Brasil, lançado pela Editora Saraiva, 2014 para falar sobre suas experiências.

- Claudio Mitsutani
Diretor Procurement Business School

- Walter Freitas
Presidente - ANGC - Associação Nacional de Gestores de Contratos

- Marc Budbridge
Diretor , CNRC

- Cesar Righetti
Diretor de Operações, CIELO

17h - Smart Talks Aproveite este espaço e tempo para trocar ideias, discutir as apresentações do Congresso e realizar um valioso networking com os nomes mais representativos em gestão de contratos. Aprenda com o exemplo de desafios, sucessos e fracassos de experientes profissionais da área de gestão de contratos.

Neste espaço teremos a oportunidade de conversar sobre:

  • Como evitar os erros mais comuns em processos de contratação - Principais procedimentos em gestão de contratos
  • Práticas envolvendo análise de riscos, governança corporativa e negociação
  • Como mapear o processo de contratação, identificar oportunidades de melhoria e implementar a solução adequada ao processo de contratação que envolve várias áreas da empresa.
  • As principais estratégias para uma gestão bem sucedida contrato, desempenho e supervisão, bem como várias soluções para possíveis falhas.

Painelistas

- Elma S. Teixeira
Gerente de Inspeção de Projetos Csn Companhia Siderúrgica Nacional

- Soraya Arcas Durães
Diretoria de Projetos SSX Global Solutions

18h - Encerramento da 5ª edição do Congresso

Realização

  • IBC - International Business Communications

_____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3017-6888

e-mail

juridico@ibcbrasil.com.br

ou

Clique aqui