AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Formação de Analista Fiscal
Curso

Formação de Analista Fiscal

Em SP, 19 de março a 18 de junho de 2016.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Atualizado às 09:02

  • Data: 19/3 até 18/6
  • Horário: 8h30 às 15h30
  • Local: Avenida Paulista, 1159 - 16º Andar - Bela Vista - São Paulo/SP

Objetivo

O sistema tributário brasileiro é um dos mais onerosos e complexos do mundo. Complexo, não só pela dificuldade de interpretar a legislação tributária, mas também pela necessidade de acompanhar as constantes alterações legais nas 3 (três) esferas (Federal, Estadual/Distrital e Municipal).

Cabe ao setor fiscal das empresas analisar essas regras para o correto cumprimento da obrigação tributária, que é dividida em principal e acessórias. A obrigação principal consiste no pagamento do tributo ao Fisco, enquanto que as obrigações acessórias consistem em todas as formas de comprovar o montante de tributo que foi apurado e recolhido, e se dão mediante o preenchimento e escrituração dos documentos e livros fiscais e pela entrega das declarações exigidas pelo Fisco.

Sabemos que a Administração Tributária não tem medido esforços para aprimorar as obrigações acessórias, que hoje são apresentadas de forma digital, visando facilitar o controle das operações e prestações realizadas pelos contribuintes. Em época de crise econômica, as empresas devem se preocupar ainda mais com seu setor fiscal, tendo em vista que para equalizar as contas públicas, o Fisco tem intensificado as fiscalizações e, consequentemente, aumentado as autuações.

Para que as empresas estejam preparadas para o compliance fiscal, é fundamental ter uma boa estrutura nas áreas fiscal e tributária, com profissionais capacitados para atender todas as demandas do Fisco, evitando assim penalidades que podem causar prejuízos irreversíveis a empresa.

Considerando esse cenário, elaboramos o curso de Formação de Analista Fiscal, para que o profissional possa compreender e aplicar os conceitos, rotinas e procedimentos adotados nas operações e prestações abrangidas pela incidência do IPI, PIS/COFINS, ICMS e ISS de forma eficaz.

Público-alvo

Advogados, contadores, estudantes, analista contábil, assistentes e todo profissional que busca tornar-se um analista fiscal.

Programa

Módulo I - Carga Horária: 18hs

  • Regras gerais e principais obrigações acessórias: IPI, PIS/COFINS, ICMS E ISS

Objetivo

No módulo I trataremos das regras gerais pertinentes ao IPI, PIS/COFINS, ICMS e ISS, no que tange à incidência, fato gerador, base de cálculo, alíquota, não-cumulatividade, apuração, dentre outras. Também serão apresentadas as principais obrigações acessórias que norteiam esses tributos.

19/3 - 8h30 às 12h - Regras Gerais: PIS/COFINS

Palestrante

- Fabio Rodrigues

19/3 - 13h às 15h30 - IPI

Palestrante

- Giuliano Goia

2/4 - 8h30 às 15h30 - Regras Gerais: ICMS e ISS

Palestrante

- Giuliano Gioia

9/4 - 8h30 às 15h30 - Documentos e livros fiscais - Aula de laboratório com exercicios práticos (*utilização de notebook)

Palestrante

- Giuliano Gioia

Módulo II - Carga Horária

18hs - 2/4 até 16/4

  • ICMS: principais operações e substituição tributária e PIS/COFINS: regras especiais

Objetivo

O módulo II abordará as principais operações referentes ao ICMS, como a substituição tributária, industrialização por encomenda e venda à ordem. Nesse módulo o participante também será instruído sobre minúcias das contribuições PIS/COFINS, como a incidência monofásica e a retenção na fonte.

16/4 - 8h30 às 15h30 - ICMS: Principais operações

Palestrante

- Giuliano Goia

30/4 - 8h30 às 15h30 - ICMS: Substituição tributária aplicada

Palestrante

- Michel Goldman

7/5 - 8h30 às 15h30 - PIS/COFINS: Créditos, importação, substituição tributária, incidência monofásica, benefícios fiscais

Palestrante

- Rosana Santos

Módulo III - Carga Horária: 18h

(módulo eletrônico) - NF-E, SPED FISCAL E SPED contribuições

(aulas práticas com utilização de notebook)

Objetivo

Já no módulo III (módulo eletrônico) serão demonstrados os principais campos para o correto preenchimento da NF-e, bem como os principais registros para a geração do SPED Fiscal e do SPED Contribuições, com exercícios práticos para fixação do conteúdo apresentado.

14/5 - 8h30 às 15h30 - NF-e e CT-e: Teoria Prática

Palestrante

- Giuliano Gioia

21/5 - 8h30 às 15h30 - SPED Fiscal mais Bloco K: Teoria e Prática

Palestrante

- Israel Guimarães

4/6 - 8h30 às 15h30 - SPED Contribuições: Teoria e Prática

Palestrante

- Israel Guimarães

Módulo IV - Carga Horária: 12h

(Módulo avançado) - Contabilidade e gestão

Objetivo

O módulo IV - (módulo avançado) proporcionará aos participantes conhecimentos relacionados aos tributos indiretos no que diz respeito ao impacto na formação do preço na venda de produtos e na prestação de serviços e a forma correta de contabilização. A segunda parte desse módulo apresentará os cruzamentos de informações que as diversas obrigações acessórias são submetidas pela RFB e, por vezes, as inconsistências e divergências verificadas resultam em pesadas multas para as empresa. Além disso, as regras para emissão de certidão negativa dos tributos e os prazos que devem ser observados para a guarda de documentos fiscais serão abordados, completando a capacitação necessária ao profissional da área fiscal.

11/6 - 8h30 às 15h30 - Formação do preço de venda e contabilização dos Tributos

Palestrante

25/6 - 8h30 às 15h30 - Cruzamento de informações, certidão negativa dos tributos e guarda de documentos (prescrição e decadência)

Palestrante

- Tania Gurgel

Coordenador científico/palestrante

- Fabio Rodrigues de Oliveira
Mestre em Ciências Contábeis. Coordenador, autor e coautor de diversos livros em matéria contábil e tributária. Palestrante e professor de cursos de pós-graduação. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Controladoria e Gestão Tributária da USP, com artigos apresentados no Brasil e no exterior. Avaliador ad hoc da Revista Brasileira de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade. Advogado e contabilista. Sócio na empresa Systax Sistemas Fiscais. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Giuliano K. Gioia
Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET. Consultor da FISCOSOFT de IPI, ICMS e ISS. Advogado. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Rosana Santos
Especialista em impostos indiretos - ICMS, IPI, PIS, Cofins e ISS, trabalhou durante 21 anos na Deloitte sendo 18 anos na área de consultoria tributária e 3 anos como diretora da área de Bussiness process Solutions - BPS ( outsourcing contábil e fiscal). Participou de projetos em diversos ramos de atividade, como farmacêutica, bebidas, cosméticos, autopeças, medico - hospitalares, incluindo empresas nacionais e internacionais. Sólida experiência em projetos de planejamento tributário, site location, due diligence, consultorias permanentes e implantações de SPED. Professora do curso de Pós graduação da Instituição - IPOG, responsável por ministrar os módulos de ISS e ICMS.

- Tânia Gurgel
Professora de Pós Graduação. Advogada Tributarista e Previdenciária. Contadora. Sócia da TAF Consultoria. Coordenadora da Comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP. Autora de artigos em revistas e jornais de matérias tributárias, previdenciárias, contábeis e sobre o SPED. Palestrante em diversas associações e entidades e Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Michel Goldman
MBA pela Universidade da Califórnia, onde também atuou como Professor Assistente. Graduado em Administração de Empresas e em Direito pela FGV. Agente Fiscal de Rendas - SP, atuando diretamente na orientação de Contribuintes em Substituição Tributária e como Instrutor de cursos da Escola Fazendária de São Paulo - FAZESP. Experiência profissional em diversas empresas. Palestrante e Instrutor de Cursos pela Thomson Reuters - FISCOSoft.

- Wagner Serpa Jr.
Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Pós-Graduado em Direito e Processo Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2005). Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Professor de Direito Tributário e Direito Processual Civil nos Cursos de Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Professor de Direito Processual Civil nos Cursos de Pós-Gradução da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Sócio do escritório MGA Advogados. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

- Israel Guimarães
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Mestrando em Ciências Contábeis PUC/SP. Bacharel em Ciências Contábeis. Registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Certificado pelo CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes). Coordenou projetos de implantação de SPED em indústrias do segmento metalúrgico, têxtil e químico, participou também na implantação de SPED em Supermercados, Padarias e Restaurantes. Sócio e Consultor Tributário na empresa J.G.Ometto Auditores. Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

*Inclusos: Material de apoio; Coffee break; Certificado digital: envio em até 05 dias úteis após a realização (necessário 75% de presença para a certificação).

Programação

8h30 - Início
10h às 10h15 - Coffee break
12h às 13h - Almoço
15h30 - Encerramento

Carga horária

66 horas

Preços

R$ 3.100,00

Informações importantes

Política de Remanejamento ou Cancelamento de Eventos

  • A ausência do inscrito no curso ou no evento não o isentará da obrigação do pagamento.
  • A confirmação de inscrição só será efetivada mediante o pagamento da mesma;
  • Em cursos e eventos na modalidade presencial, o inscrito que não puder comparecer deverá informar a Thomson Reuters com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data da realização do evento, hipótese esta em que a se compromete a efetuar a devolução integral dos valores eventualmente já pagos, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da comunicação.
  • No caso da formalização de sua desistência em um prazo inferior a 10 (dez) dias e superior a 2 (dois) dias úteis da data marcada para realização do curso, fica ciente a CONTRATANTE que a CONTRATADA ficará obrigada a efetuar a devolução de 50% (cinquenta por cento) do valor do curso, caso este já tenha sido pago, ficando a CONTRATANTE ciente da multa contratual de 50% (cinquenta por cento) do valor do curso.
  • A Thomson Reuters não reembolsará o inscrito por eventuais despesas de hospedagem, alimentação ou locomoção, tais como, passagens aéreas, rodoviárias ou despesas com combustíveis e pedágios. Recomendamos que aguarde a confirmação do evento para efetuar reservas aéreas ou de hospedagens.
  • Para as inscrições realizadas por meio da Loja Virtual, a finalização do pedido por parte do comprador torna obrigatória a realização do pagamento contratado, ficando esse impossibilitado de realizar o treinamento caso haja pendência.
  • A Nota Fiscal será enviada para o e-mail informado pelo comprador no ato da inscrição. No caso de pagamento por Boleto Bancário, ele será enviado pelos Correios;
  • Em caso do NÃO recebimento da nota fiscal e/ou boleto, o comprador deverá entrar em contato por telefone ou e-mail informados no site;
  • O valor do investimento poderá ser pago por meio de Boleto Bancário, Depósito Bancário ou Cartão de Crédito.

Realização

  • Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT

______________

Ganhadora:

  • Daniela Francine de Almeida Moreira

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3019-3659 | (11) 2159-0500 (Opções: 5, 3 e 1)

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui