AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Mediação foi debatida em evento da Vamos Conciliar
Evento

Mediação foi debatida em evento da Vamos Conciliar

O evento também contou com a participação da advogada e mediadora, Danielli Prata, que falou sobre "Comunicação e Conexão".

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Atualizado às 16:09

A mediação foi tema de debate na Vamos Conciliar, na segunda-feira (25). Na ocasião, o mediador judicial do TJ/DF, Eduardo Vieira, abordou os desafios da mediação empresarial e destacou que é necessária uma mudança cultural. "A nossa cultura é beligerante, ainda levamos os nossos problemas para o Estado resolver", comentou.

O mediador explicou que a Resolução 125/10 do CNJ, norteou a mediação no Brasil e que todas as políticas tratadas e debates sobre o tema estão sendo refletidos agora. "A Constituição Federal de 1988 já falava sobre a solução pacífica de conflitos, mas só agora estamos implementando o procedimento", destacou.

A falta de conhecimento dos métodos consensuais por parte dos empresários e prepostos é outro gargalo que precisa ser enfrentado, de acordo com o mediador judicial. "Não adianta o advogado pacificar o conflito para buscar um acordo e o empresário recorrer ao judiciário. Acredito que outros cursos também deveriam ter conhecimento sobre a conciliação e a mediação", explicou Vieira.

Ao ser questionado por uma participante do evento sobre a melhor forma de levar a conciliação e a mediação para a sociedade, Vieira afirmou que as práticas deveriam ser incluídas no ensino básico. "Precisamos falar da mediação para quem não tem conhecimento. Se as pessoas soubessem resolver seus próprios conflitos, teríamos uma Justiça bem diferente", disse.

O evento também contou com a participação da advogada e mediadora, Danielli Prata, que falou sobre "Comunicação e Conexão". Com técnicas utilizadas na mediação, Danielli explicou como melhorar a comunicação e evitar conflitos. "Profissionais que se comunicam bem, têm maior influência. Os que se comunicam e se conectam são essenciais e indispensáveis. Essa é uma característica importante para advogados, conciliadores e mediadores", explicou.

Para a diretora da Vamos Conciliar, Perla Rocha, é necessário fortalecer a cultura de pacificação. "Precisamos alcançar um público que ainda não conhece os benefícios dos métodos autocompositivos. Estamos estudando estratégias para chegar nas faculdades e comunidades", enfatizou.


Danielli Prata e Eduardo Vieira ao centro.

____________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos