AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "O Direito Civil na Era da Inteligência Artificial"
Lançamento

Lançamento da obra "O Direito Civil na Era da Inteligência Artificial"

Confira!

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Atualizado às 08:11

A Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança neste mês o livro "O Direito Civil na Era da Inteligência Artificial", escrito pelo professor de Direito Civil, Gustavo Tepedino, e pelo doutorando e mestre em Direito Civil, Rodrigo da Guia Silva.

O Direito Civil é responsável pela dogmática fundamental da ciência jurídica. Renova-se constantemente por conta da revolução tecnológica, que deflagra verdadeira reconstrução de seus conceitos elementares, a partir de novos bens jurídicos, princípios e paradigmas interpretativos. De fato, as novas tecnologias suscitaram uma multidão de controvérsias no âmbito do Direito Civil.

A mencionada revolução tecnológica alcança seu auge, no cenário contemporâneo, com a difusão da inteligência artificial nos mais variados aspectos das relações sociais, a demandar a pronta atenção da comunidade acadêmica. Nesse contexto, revigora-se o protagonismo da doutrina na análise dos impactos da inteligência artificial sobre o Direito Civil.

Essa é a missão à qual se dedica esta obra, composta por estudos pautados em variadas matrizes teóricas, tendo por fio condutor a preocupação de revisitar a dogmática do Direito Civil à luz das numerosas transformações provocadas pela progressiva incorporação da inteligência artificial nas relações sociais.

_________

Gustavo Tepedino
Professor titular de Direito Civil da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino - Itália. Sócio fundador do escritório Gustavo Tepedino Advogados.

Rodrigo da Guia Silva
Doutorando e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador visitante do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Advogado do escritório Gustavo Tepedino Advogados.

_________

_________