AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Editora Mizuno lança a obra "A Formação Desportiva e o Direito do Trabalho"
Lançamento

Editora Mizuno lança a obra "A Formação Desportiva e o Direito do Trabalho"

Confira!

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Atualizado às 09:16

Em plena Olimpíadas, a Editora Mizuno lança o livro "A Formação Desportiva e o Direito do Trabalho - A Criança e o Adolescente no Esporte", de Luis Guilherme Krenek Zainaghi

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

No livro é estudada a formação desportiva no Brasil. Não raro se depara com situação de atletas ainda jovens (em torno de 14 a 17 anos) disputando competições em alto nível. Assim, objetiva-se entender a relação jurídica desses atletas (em especial os de futebol) com seus clubes, pois, em alguns casos, a formação desportiva ultrapassa os limites legais e se torna uma verdadeira forma de trabalho infantil. Para isso, estudou-se, neste trabalho, a origem do esporte, bem como do trabalho da criança e do adolescente na sociedade, passando-se a analisar a legislação atual sobre o tema e, por fim, comparando a formação desportiva no Brasil com outros países.

Toda a pesquisa foi realizada utilizando-se análise da legislação, doutrina e jurisprudência.Trata-se de material indispensável não só para todos os que se dedicam ao estudo da formação desportiva no Brasil, ou ao trabalho da criança e do adolescente, mas também a todos os profissionais, gestores e empresários que atuam na formação de atletas.

  • Tópicos especiais abordados na obra:
  • Evolução histórica do esporte
  • Vínculo do atleta em formação
  • Aprendizagem na relação de trabalho desportiva
  • Responsabilidade por doenças e acidente do trabalho

__________

Luis Guilherme Krenek Zainaghi
Advogado; graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP; pós-graduado em Direito Des¬portivo pelo Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo-IIDD/UNIFIA; professor de Direito do Trabalho da Faculdade da Associação Comercial de São Paulo-FACSP; membro da Comissão Jovem da Academia Nacional de Direito Desportivo- ANDDJ; membro da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social; monitor na FGV/SP; membro e Coordenador da área de Direito Desportivo da Associação dos Advogados Trabalhista de São Paulo-AAT/SP(2018/2020); atuante como auditor ou procurador em diversos Tribunais de Justiça Desportiva.

__________

__________ 

t