AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito Rio lança livro sobre cibersegurança no BRICS
Lançamento

FGV Direito Rio lança livro sobre cibersegurança no BRICS

Confira!

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Atualizado às 08:37

FGV Direito Rio, em parceria com a editora alemã Springer, lança o livro "Cyberbrics: Cybersecurity Regulations in the Brics Countries", organizado por Luca Belli. A publicação se origina do projeto CyberBRICS, a primeira grande tentativa de produzir uma análise comparativa das regulamentações da Internet e políticas digitais nos países do BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O estudo cobre cinco dimensões essenciais da segurança cibernética nos países do bloco: proteção de dados, proteção ao consumidor, crime cibernético, preservação da ordem pública online e defesa cibernética. A obra inclui prefácios de Sergio Suchodolski, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e ex-diretor de estratégia do New Development Bank (banco de desenvolvimento do BRICS), e de Sizwe Snail, comissário de Informação da África do Sul. 

Na publicação, pesquisadores, reguladores e estudiosos da regulação da Internet encontrarão um guia valioso para entender o funcionamento das políticas cibernéticas dessas economias emergentes e como elas influenciam o resto do mundo. 

Os países do BRICS foram selecionados não apenas por seu tamanho e crescente relevância econômica e geopolítica, mas também porque, na próxima década, o crescimento projetado da Internet e de inovação tecnológica deverão ocorrer predominantemente nessas nações. Consequentemente, os arranjos de tecnologia, política e governança definidos pelos países do BRICS provavelmente impactarão - e já estão impactando - não apenas os 3,2 bilhões de pessoas que neles vivem, mas também os indivíduos e empresas que optam por utilizar aplicativos e serviços cada vez mais populares desenvolvidos nos países do bloco, de acordo com os seus padrões. 

A publicação está em inglês e pode ser adquirida aqui

__________

t