AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Livro de Paulo de Bessa Antunes ganha nova edição após 35 anos de seu lançamento
Lançamento

Livro de Paulo de Bessa Antunes ganha nova edição após 35 anos de seu lançamento

Confira!

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Atualizado às 08:31

Paulo de Bessa Antunes (Tauil & Chequer Advogados) lança a 3ª edição da obra "Uma Nova Introdução ao Direito". Livro reflete as mudanças jurídicas que ocorreram nas últimas décadas e traz uma inédita perspectiva ambiental. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Em 1986, o professor Paulo de Bessa Antunes, advogado especialista em Direito Ambiental e docente da Unirio, publicou seu primeiro livro, intitulado "Uma nova introdução ao Direito". Após 35 anos de seu lançamento, a obra acaba de ganhar uma terceira e definitiva edição, mais atual e fundamentada nas mudanças jurídicas que ocorreram nos últimos anos. Também reflete um autor mais maduro e com uma experiência jurídica maior, segundo afirma Bessa.

Disponível para compra, o livro chega aos leitores com uma nova capa, e traz uma inédita perspectiva ambiental que, de acordo com o autor, "decorre de uma análise prática do mundo do Direito". "Muito se fala que o Direito Ambiental é uma matéria transversal e multidisciplinar. Entretanto, quando examinamos as diversas disciplinas jurídicas, percebemos que isto não ocorre no mundo real", explica ele. "O que busquei foi influenciar os estudantes de início de curso a perceberem a importância do direito na proteção ambiental".

Um desses estudantes, aliás, foi sua própria filha caçula, Carina, discente de Direito na PUC-Rio. "Ela foi minha grande inspiração", declara o jurista, que aproveitou o período de isolamento da pandemia para rever o texto e atualizá-lo. "Outra coisa que me chamou a atenção é que houve pouca renovação na área de introdução ao estudo do Direito. Há grandes livros que permanecem como referências, mas falta um olhar contemporâneo para as questões jurídicas em tais obras", completa.

A mais atual edição de "Uma nova introdução ao Direito", que substitui a segunda versão, de 1992, chega para acompanhar as mudanças que ocorreram no universo jurídico nos últimos anos. "O Direito não é mais o menos, nem a profissão de advogado", pontua Bessa. "Os alunos buscam um curso que seja contemporâneo, sem abandonar a formação sólida. O profissional deve se preparar para enfrentar problemas novos, com um olhar moderno e democrático". E é justamente isso que a obra propõe. "Espero que agrade. Para mim, foi um trabalho muito enriquecedor ter revisto a obra. Só isso já valeu", finaliza o autor. 

__________

Paulo de Bessa Antunes
Especialista em Direito Ambiental, Paulo de Bessa Antunes é graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ, mestre pela PUC-Rio e doutor pela UERJ. Atuou como pesquisador visitante na Pace University e na Lewis and Clark Law School. Autor de 15 livros sobre legislação ambiental, ocupou o posto de presidente da Comissão Permanente de Direito Ambiental do IAB nacional. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da Unirio, presidente da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA), avaliador de artigos da revista da Faculdade de Direito da Universidad de la Republica, no Uruguai, membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e sócio do escritório Tauil & Chequer Advogados. No Poder Executivo, serviu como Procurador Regional da República do Ministério Público Federal e como chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

__________

t