AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Igualdade, Diversidade, Vulnerabilidade"
Lançamento

Lançamento da obra "Igualdade, Diversidade, Vulnerabilidade"

Confira!

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atualizado às 08:58

Obra "Igualdade, Diversidade, Vulnerabilidade", de Daniela Corrêa Jacques Brauner, publicada pela Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, propõe uma revisão do clássico regime das incapacidades civis, construído no paradigma da igualdade formal entre as partes, para a construção de uma tutela jurídica da vulnerabilidade.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Analisa historicamente as categorias de incapacidade civil, confrontando-as com aspectos da diversidade e pluralidade da sociedade contemporânea. Assim, demonstra que essas categorias devem ser abandonadas no contexto do Direito Privado solidário e funcional, levando-se em conta a proteção da vulnerabilidade, sem descuidar da autonomia necessária desses sujeitos titulares de direitos fundamentais.

Traz ao Direito Privado o reconhecimento da diversidade própria dos direitos humanos, consagrados em documentos internacionais específicos para a proteção jurídica de grupos vulneráveis. Contribui para a construção do conceito jurídico de vulnerabilidade, propondo modificar o regime de incapacidade civil com reflexos importantes na teoria dos negócios jurídicos, especificamente nas considerações a respeito da validade da manifestação de vontade.

__________

Daniela Corrêa Jacques Brauner
Defensora Pública Federal com atuação junto ao TRF da 4ª região. Professora da Faculdade de Direito IMED Porto Alegre nas disciplinas de Direito Civil, Direito Internacional e Direitos Humanos. Mestre e doutora em Direito pela UFRGS.

__________

__________  

t