AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança 2ª edição de "Constituição Tributária Comentada"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança 2ª edição de "Constituição Tributária Comentada"

Confira!

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Atualizado às 08:44

Em sua 2ª edição, a obra "Constituição Tributária Comentada", de Gustavo Schneider Fossati, tem por objeto os dispositivos da CF/88 relativos à matéria tributária. Mais um lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Foram comentados cada um dos dispositivos a partir da jurisprudência do STF e, dependendo do caso, a partir da jurisprudência do STJ também, apresentando tanto os casos paradigmáticos já consagrados como os precedentes, os quais podem servir como fundamento de decisão para casos futuros. Os problemas são apresentados e resolvidos. Conforme a norma jurídica ou o problema envolvido, avançou na discussão, dialogando com o Direito alemão, a partir da jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal alemão. A estrutura da obra é temática.

O texto é dividido, inicialmente, a partir dos dispositivos da Constituição Federal de 1988 e é subdividido por temas, vinculados às normas jurídicas subjacentes a cada dispositivo. A escolha dos temas identificados nos tópicos e subtópicos da obra foi realizada a partir da identificação dos problemas e dos casos mais relevantes dentro de cada dispositivo. O texto é apresentado de forma concisa e objetiva, mas sem prejudicar a devida profundidade que cada problema e cada caso merece. 

__________

Gustavo Fossati
Doutor em Direito Tributário pela Universidade de Münster, Alemanha (2013), com bolsa de estudos concedida pela CAPES. Especialista em Direito Tributário pela UFRGS e Graduado em Direito pela PUC/RS. É professor adjunto da Graduação, do Mestrado e do Doutorado da FGV Direito Rio, advogado e parecerista na área do Direito Tributário.

__________

__________  

t