AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançada a obra "25 anos da Lei de Arbitragem (1996 - 2021)", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais
Lançamento

Lançada a obra "25 anos da Lei de Arbitragem (1996 - 2021)", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais

Confira!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Atualizado em 7 de dezembro de 2021 18:39

A obra "25 anos da Lei de Arbitragem (1996 - 2021) - História, legislação, doutrina e jurisprudência", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, é coordenada pelo professor Arnoldo Wald e pela professora Selma Ferreira Lemes como um marco para festejar a importante data comemorativa.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Nestes 25 anos surgiram novas fórmulas procedimentais aptas a resolver - com celeridade e bom custo--benefício - demandas intrincadas.

Os peritos que funcionam nas arbitragens entenderam que hoje se lhes exigem novas habilidades, não bastando ao profissional apresentar um bom laudo escrito, já que o expert será colocado à prova durante uma inquirição que em nada se parece com aquela a que estava acostumado no processo judicial.

Os advogados, por sua vez, se adaptaram a um processo flexível, que não manejavam na via estatal: o processo arbitral está impregnado de oralidade, e os profissionais do direito tiveram que se reinventar para se habilitarem a participar de audiências muito mais dinâmicas em relação àquelas que se desenvolvem no habitat forense.

______

Arnoldo Wald
Advogado. Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor honoris causa da Universidade de Paris II e do IDP (Instituto de Direito Público). Presidente de honra da Comissão de Arbitragem do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Selma Ferreira Lemes
Advogada e professora de arbitragem. Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo. Integrou a Comissão Relatora da Lei de Arbitragem e foi membro brasileiro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional - CCI.

____________

____________

t