AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta a "Revista De Direito Penal Econômico E Compliance - RDPEC 8"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta a "Revista De Direito Penal Econômico E Compliance - RDPEC 8"

Confira!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Atualizado em 15 de dezembro de 2021 17:51

A "Revista de Direito Penal Econômico e Compliance - RDPec", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais é dedicada à análise dogmática de questões legais e problemas concretos nas áreas do Direito Penal Econômico e Empresarial, nesse último caso concernente ao tema de Compliance.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O Direito é uma ciência social aplicada, desta feita, prática, cuja pretensão é a de resolver conflitos sociais em conformidade com a legislação. Ao lado da coerência sistêmica, os problemas concretos desafiam novas soluções teóricas.

A relação dialética entre a legislação, as decisões judiciais e os aportes teóricos que se fazem a partir de problematizações em tese e casos concretos é o principal móvel do presente periódico.

Cumpre à ciência jurídica dialogar com a legislação posta e os precedentes judiciais, cobrando dos legisladores e dos tribunais o atendimento aos princípios constitucionais e as soluções mais racionais em prol da cidadania.

Os textos abordam problemas teóricos e concretos a partir de elementos da dogmática penal, processual penal e empresarial, nesse último caso especialmente de compliance. Quanto a isso, cumpre refletir sobre o desenvolvimento de mecanismos de controle interno nas empresas, robustecendo a transparência dos procedimentos e atenuando os riscos de práticas indesejadas no ambiente dos negócios, visando otimizar a governança corporativa, baseada em regras e padrões éticos

____________

Sobre

Edição especial: Lavagem de Dinheiro

8 artigos, Entrevista - Alfonso Galan Muñoz, Visual Law, Vídeos de autores

____________

____________

t