AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta 7ª edição da obra "Constituição Federal Comentada"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta 7ª edição da obra "Constituição Federal Comentada"

Confira!

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Atualizado em 17 de janeiro de 2022 16:16

A 7ª edição da obra "Constituição Federal Comentada", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, escrita pelo professor José Miguel Garcia Medina, examina os temas mais atuais e polêmicos do Direito Constitucional contemporâneo, apresentando as mais expressivas orientações dos tribunais e mais importantes linhas doutrinárias. O livro também analisa importantes emendas constitucionais aprovadas ao longo do ano de 2021, além de conter conteúdo em Visual law e vídeo extra.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Dentre as alterações realizadas no texto constitucional e que exigiram o acréscimo de comentários, destacam-se a Emenda Constitucional 109/2021 (decorrente daquela que ficou conhecida como "PEC emergencial"), sobre direito financeiro, a Emenda Constitucional 111/2021, que realizou nova reforma eleitoral, e as Emendas Constitucionais 113 e 114/2021 (desdobramentos da denominada "PEC dos precatórios).

Algumas das novidades legislativas exigiram redobrada atenção, tal como ocorreu, por exemplo, com as alterações decorrentes da Lei 14.197/2021, quanto aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, e com a reforma da Lei 14.230/2021, que impôs profundas alterações na Lei de Improbidade Administrativas, dentre outras.

O autor José Miguel Garcia Medina explica que a edição da obra contém duas novidades importantes.

"Precedentes, súmulas e jurisprudência selecionada estarão disponíveis no formato digital  junto com o livro para, com isso, facilitar a sua citação quando da utilização da obra. Além disso, o material correspondente presente nas obras Código de Processo Civil Comentado, de minha autoria e Código Civil Comentado, escrita por mim em coautoria com Fábio Caldas de Araújo, também estarão à disposição de quem fizer uso da Constituição Federal Comentada. As formas de acesso a todo esse material está na primeira página desta obra".

___________

José Miguel Garcia Medina

Doutor e mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Visiting Scholar na Columbia Law School. Realizou estância docente e investigadora na Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla. Professor Titular na Universidade Paranaense. Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá. Membro do Comitê Científico Consultivo do Instituto Autismo & Vida. Foi Presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para a elaboração do anteprojeto de novo Código de Processo Civil.

___________

_________t