AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança "A Invalidade do negócio jurídico - 2ª edição"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança "A Invalidade do negócio jurídico - 2ª edição"

Confira!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Atualizado em 9 de fevereiro de 2022 17:44

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança 2ª edição da obra "A Invalidade do negócio jurídico", de autoria de Maurício Bunazar.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Tendo em vista a importância do negócio jurídico como instrumento para a autonomia privada, a aplicação das normas jurídicas invalidantes não pode ser feita sem que tenha ocorrido violação da finalidade para a qual foram postas. A posição contrária seria ilógica e arbitrária. Ilógica, pois é a partir das finalidades das normas jurídicas invalidantes que as figuras da nulidade e da anulabilidade são sistematizadas; arbitrária, tendo-se em conta que a limitação da autonomia privada ocorreria sem justificativa racional.

Agora, nesta segunda edição, a obra foi consideravelmente ampliada, incluindo-se não apenas dois novos capítulos- um sobre questões de invalidade relacionadas ao Direito Societário e outro sobre questões de invalidade relacionadas ao Direito das Sucessões mortis causa-, como também temas muito corriqueiros no dia a dia dos advogados e advogadas, como a fraude à lei, a invalidade de contratos bilaterais em que haja mais de dois sujeitos como partes e, ainda a ineficácia de compromisso arbitral.

__________

Maurício Bunazar

Mestre e Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Professor do IBMEC-SP e do Damásio Educacional. Membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT). Advogado.

__________

__________

t