AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Pre-Moot São Paulo
Online

Pre-Moot São Paulo

Participe!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Atualizado em 8 de março de 2022 16:46

  • Data: 12 e 13/3

Nos dias 12 e 13 de março, o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá promoverá 12ª edição do Pre-Moot São Paulo, evento preparatório para a tradicional competição Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot), que está em sua 29ª edição e ocorrerá neste ano ocorrerá entre os dias 08 e 14 de abril. Ambos os eventos permaneceram remotos em 2022, seguindo o formato virtual do Vis Moot 2021.

No primeiro dia do Pré-Moot de São Paulo, 42 times selecionados (27 nacionais e 15 internacionais) disputarão entre si por oito vagas durante os rounds classificatórios. No segundo dia, os times que obtiverem as maiores notas competirão nas eliminatórias para definir o vencedor.

No que diz respeito às equipes, as inscrições foram encerradas no dia 07 de janeiro, sendo que o CAM-CCBC, mais uma vez, bateu o recorde de times inscritos: foram 36 times participando em 2020. Em 2021, 74 times se inscreveram para participar e em 2022 o número de universidades aplicantes cresceu para 106.

 

Luíza Kömel, secretária-geral-adjunta do CAM-CCBC, ressalta que o segundo recorde das inscrições tem total relação com o formato virtual, uma vez que amplia a popularidade da competição preparatória e facilita o acesso por participantes que não precisam se deslocar até São Paulo. "O Pre-Moot garante uma valiosa troca de informações e contatos entre as equipes, além de ser um método eficaz de treinamento de suas habilidades de advocacia antes da própria competição, que este ano será online novamente", revela.

Na edição de 2022 foram recebidas mais de 110 inscrições de times, espalhados por todas as regiões do Brasil, o que inclui times oriundos de mais de 30 países.

Para julgar os painéis, a Câmara contará com a participação de profissionais da área da arbitragem, que atuarão como árbitros e ajudarão os estudantes a lapidarem as suas habilidades providenciando feedbacks após cada round das sustentações orais.

A experiência também colabora no treinamento para o cenário prático. Para a 12ª edição do Pré-Moot de São Paulo, o evento já conta com mais de 50 árbitros inscritos e a expectativa é atrair mais profissionais da área que tenham afinidade com a competição.

Sobre o Pre-Moot São Paulo

O evento garante uma valiosa troca de informações e contatos entre as equipes e profissionais envolvidos, além de ser um método eficaz de treinamento das habilidades dos estudantes antes das competições na Europa (Vis Moot) ou na Ásia (Vis East Moot). Com a experiencia e feedbacks dos pre-moots, as equipes aprimoram ainda mais seus argumentos e se tornam mais preparadas para os desafios da competição e suas particularidades.

Histórico da participação dos árbitros

Por ano, cerca de 120 árbitros participam do Pré-Moot de São Paulo, abrangendo tanto profissionais nacionais, como internacionais. Tais árbitros passam por uma criteriosa seleção, que leva em conta as experiências e conhecimentos no campo da arbitragem, CISG e concorrência. Em 2021, a Professora Ingeborg Schwenzer, conhecida mundialmente como uma das maiores especialistas na CISG, arbitrou o painel da final do Pre-Moot de São Paulo, juntamente com Diego P. Arroyo e Lucy Greenwood, profissionais altamente qualificados e reconhecidos por sua atuação de grande impacto no mundo da arbitragem.

Em cada uma de suas edições, o Pre-Moot de São Paulo é realizado em um local diferente da cidade. Nos últimos anos, o CAM-CCBC manteve parcerias com diversos escritórios de advocacia da região de São Paulo, buscando sempre oferecer a melhor experiência possível aos estudantes. Contudo, devido às circunstâncias oriundas da atual pandemia da COVID-19, o Pre-Moot deste ano também será virtual.

Conforme comprovado pelo São Paulo Pre-Moot de 2021, o formato on-line também pode fornecer uma incrível experiência de simulação, preparação essencial para as rodadas orais do Vis Moot do Vis East Moot.

Realização:

  • Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá

___________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

t