AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Editora Mizuno lança a obra "Mulheres, Maternidades e Direito"
Lançamento

Editora Mizuno lança a obra "Mulheres, Maternidades e Direito"

Confira!

terça-feira, 22 de março de 2022

Atualizado em 30 de março de 2022 18:43

  • Data: 9/4
  • Horário: 14h
  • Local: Livraria Martins Fontes da Dr. Vila Nova, 309 - Vila Buarque, São Paulo/SP.

Dia 9/4, às 14h, na Livraria Martins Fontes, em SP, acontece o lançamento da obra "Mulheres, Maternidades e Direito", da Editora Mizuno, organizada por Muriana Carrilho BernardineliRenata Maria Silveira Toledo Tereza Cristina Zabala, que possui uma abordagem franca e direta e revela a tradução do que se convencionou chamar de lugar de fala.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A realidade da vida das mulheres está em constante transformação, e a experiência da maternidade igualmente sofre essa mudança, cabendo ao Direito o dever de acompanhá-la.

As mulheres, na luta incessante por igualdade de gênero e, especialmente, ao direito de fazer escolhas livres e conscientes na seara pessoal, familiar, comunitária e profissional, requerem do Direito o reconhecimento da pluralidade que o "ser mulher" impõe, seja por meio da efetividade de normas legais ou de decisões judiciais.

Talvez a maternidade ainda requeira o aprofundamento de questões que são tão caras às mulheres diante a uma experiência invisível e ainda submetida a uma cultura patriarcal.

De maternidade para maternidades, com toda a força da diversidade feminina e em todos os aspectos da vida que nos rodeiam, essa obra tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o ser (ou não ser) "mulher mãe" e a sociedade por meio de um diálogo inclusivo e acolhedor.

__________

Muriana Carrilho Bernardineli
Doutoranda em Função Social do Direito pela FADISP - Faculdade Autônoma de São Paulo. Mestre em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo IDCC - Instituto de Direito Constitucional e Cidadania em parceria com a UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bacharel em Direito pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Graduação em Direito na PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do curso de Graduação em Direito na Faculdade SMG - Santa Maria da Glória. Docente da Pós-Graduação em MBA, Gestão de Pessoas e Marketing da Faculdade SMG - Santa Maria da Glória. Parecerista da Revista Científica do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Palestrante e ministrante de cursos. Advogada.

Renata Maria Silveira Toledo
Doutoranda e Mestra em Direito pela FADISP, Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP, Especialista em Direitos e Interesses Difusos e Coletivos pela ESMP/SP. Docente no Curso de Direito da Faculdade Nove de Julho. Docente no Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Editora da Revista Científica do Curso de Direito da Universidade Metodista (ISSN 2176-1094). Parecerista das Revistas Científicas da "Escola Superior da Defensoria Pública" e da "Legalis Scientia". Advogada.

Tereza Cristina Zabala
Doutoranda pela Faculdade Autônoma de Direito - FADISP. É bolsista no doutorado pela CAPES/PROSUP. Mestre em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2016). Advogada. Vice-presidente da Comissão da Diversidade e Combate à Homofobia da OAB - Campinas. Diretora-presidente do Instituto Melhor Diversidade Brasil.

__________

 ________

t