AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. V Seminário da Comissão de Direito Constitucional do IAB
Online

V Seminário da Comissão de Direito Constitucional do IAB

Confira!

segunda-feira, 21 de março de 2022

Atualizado às 16:29

Bicentenário da Independência do Brasil e a importância histórica da luta das mulheres na defesa do estado democrático de direito é o tema do "V Seminário da Comissão de Direito Constitucional do IAB", que será realizado nos dias 22 e 24/3, das 16h às 18h, no canal TVIAB no YouTube.

Farão palestras sobre o assunto a ex-membro do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU representando o Brasil Margarida Pressburger, a ex-advogada de presos políticos Flora Strozemberg, a doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Taís Loureiro e a doutora pela Universitat Rovira i Virgili Ana Paula Araújo.

O webinar será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. As duas mesas serão presididas pela ex-presidente da Comissão de Direito Constitucional Leila Bittencourt e pela doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Teresa Pantoja.

Os debates vão ser mediados pela doutora em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) Elian Araújo e pela advogada Carmela Grüne, membro fundadora da Academia Brasileira de Direito (ABD). Aos estudantes de Direito serão concedidas duas horas de estágio pela OAB/RJ, por cada dia do evento.

Veja a programação completa:

22 e 24/3 (terça-feira e quinta-feira) - das 16h às 18h - canal TVIAB no YouTube

Webinar Saindo do Prelo "V Seminário da Comissão de Direito Constitucional do IAB; Bicentenário da Independência do Brasil e a importância histórica da luta das mulheres na defesa do estado democrático de direito"

Abertura

-Rita Cortez, presidente nacional do IAB

22 de março, das 16h às 18h

Presidente de mesa

-Leila Bittencourt, ex-presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB e mestre em Direito do Estado pela UGF

Palestrantes

-Flora Strozemberg, ex-advogada de presos políticos e professora aposentada da Unirio

-Taís Loureiro, doutora em Sociologia e Direito pela UFF e professora da Faculdade Lusófona

Debatedora

-Elian Araújo, doutora em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Iuperj e professora da Mackenzie Rio

24 de março, das 16h às 18h

Presidente de mesa

-Teresa Pantoja, doutora em Direito pela Uerj e professora da PUC-Rio

Palestrantes

-Margarida Pressburger, ex-membro do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU representando o Brasil e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ

-Ana Paula Araújo, doutora pela Universitat Rovira i Virgili e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor)

Debatedora

-Carmela Grüne, membro fundadora da Academia Brasileira de Direito (ABD) e mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Unisc

__________

t