AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançado o livro Criminal Fashion Law
Lançamento

Lançado o livro Criminal Fashion Law

Primeiro a abordar as questões penais na indústria da moda e os reflexos reputacionais gerados por essas infrações.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Atualizado em 25 de maio de 2022 13:22

Lançada a obra "Criminal Fashion Law", de Regina Cirino Alves Ferreira. O livro, da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, aborda as questões penais na indústria da moda e os reflexos reputacionais gerados por essas infrações.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O criminal fashion law (direito penal da moda) não representa o surgimento de uma nova forma de criminalidade ou a proteção de um novo e específico bem jurídico, mas dada a importância econômica da indústria da moda, suas particularidades, e os reflexos para a imagem causados pelo crime no âmbito de uma empresa, faz-se necessária uma análise das problemáticas ali presentes. 

No contexto atual, isto é, de maior sensibilidade para temas como diversidade, responsabilidade socioambiental e a agenda ESG, bem como de comunicação dinâmica e de grande valorização do imaterial, o crime, ademais de suas consequências naturais, como a pena de prisão, gera danos a reputação corporativa, sendo fundamental a prevenção de riscos penais na indústria da moda, sendo o criminal compliance importante instrumento para essa concretização.

__________

Regina Cirino Alves Ferreira
Mestre e doutora em Direito Penal e pós-graduada em moda. Foi responsável por criar a primeira pós-graduação em Fashion Law no Brasil, dedicando-se a publicação de diversos artigos e obras sobre o tema. Em 2019, por seu pioneirismo e atuação com Criminal Fashion Law, a autora foi premiada como "Most Influential Voice of Fashion Law in Brazil" pelo Fashion Law Institute Istanbul".

___________

__________

t