AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Como escrevo - Confissões de um jovem processualista"
Lançamento

Lançamento da obra "Como escrevo - Confissões de um jovem processualista"

O autor deixa um testemunho, um relato sobre a sua experiência de autor de ensaios e livros no campo do Direito.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Atualizado em 26 de maio de 2022 14:01

Na obra "Como escrevo - Confissões de um jovem processualista" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), o autor Daniel Mitidiero conta que volta e meia alguém lhe questiona sobre como escreve e isso o inspirou a produzir o livro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"Escrever faz parte da diversão. Como aprender a tocar um instrumento, treinar para uma maratona, estudar para uma prova, escrever faz parte de um processo que entrega muito mais do que a simples publicação de ideias. São essas duas coisas que eu gostaria de deixar registradas para você agora que estou em casa. Se eu não me divertisse escrevendo, não escreveria. Muito simples. Poderia fazer outras coisas com o meu tempo. Além de escrever, advogo e dou aulas. Não são atividades episódicas, feitas nas frestas do dia a dia, mas coisas que faço de maneira constante. Tem também toda a vida pessoal. Investir energia em algo que a gente não gosta não me parece uma boa maneira de viver a vida. Escrevendo a gente pratica um método, que pode ser transposto para qualquer setor da vida. Aprende que é preciso ter disciplina para conseguir um resultado, que nada cai do céu azul. De quebra, pode acabar se encontrando e sentindo que a coisa séria é aquela que traz a verdadeira alegria. Acredite, não é pouca coisa."

O autor deixa um testemunho, um relato sobre a sua experiência de autor de ensaios e livros no campo do direito, com a finalidade de que possa ajudar nossos leitores e futuros autores a escreverem também.

__________

Daniel Mitidiero
Professor de Direito Processual Civil nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da UFRGS desde 2011. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Pavia em 2013 e defendeu sua tese de doutorado na UFRGS em 2007. É membro da International Association of Procedural Law (IAPL), do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP), da Associazione Italiana fra gli Studiosi del Processo Civile (AISPC), da Asociación Argentina de Derecho Procesal (AADP) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).

___________

__________

t