AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta a obra "Acordo de não persecução penal"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta a obra "Acordo de não persecução penal"

Confira a obra "Acordo de não persecução penal".

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Atualizado em 8 de junho de 2022 19:04

A obra "Acordo de não persecução penal", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais e autoria de Vinicius Gomes de Vasconcellos, apresenta estudo sistemático sobre o acordo de não persecução penal, mecanismo inserido no art. 28-A do CPP pela lei 13.964/19 (Pacote Anticrime), mas anteriormente regulado pela Resolução 181/17 do CNMP.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Trata-se de instituto de justiça criminal negocial, que se expande no Brasil com o aumento da utilização de acordos entre acusação e defesa, em que se negocia a confissão do imputado em troca de um sancionamento menos gravoso.

Tal tendência apresenta riscos que devem ser considerados na regulamentação e aplicação do ANPP, de modo a fortalecer a atuação da defesa e o controle judicial.

  • A partir de ampla revisão bibliográfica e jurisprudencial, este livro aborda os principais pontos de discussão relacionados ao ANPP, de modo sistemático em sumário organizado, com a apresentação de respostas objetivas e propostas efetivas para atuação prática na justiça criminal. Assim, com base em sólida e crítica fundamentação teórica, esta obra expõe os diversos aspectos do mecanismo que se expande no processo penal brasileiro e que será cada vez mais utilizado nos casos concretos.

___________

Vinicius Gomes de Vasconcellos

Doutor em Direito pela USP, com período de sanduíche na Universidad Complutense de Madrid e estágio de pós-doutoramento na UFRJ. Mestre pela PUCRS. Professor da UEG e do IDP. Editor-chefe da RBDPP. Assessor de Ministro no STF.

___________

__________

t