AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Capacidade Processual dos Animais"
Lançamento

Lançamento da obra "Capacidade Processual dos Animais"

Participe do lançamento da obra "Capacidade Processual dos Animais"

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Atualizado em 14 de junho de 2022 18:01

  • Data: 17/6
  • Horário: 19h
  • Local: Livraria da Vila - Pátio Batel - Av. do Batel, 1868 - Curitiba/PR

A Thomson Reuters - Revista dos Tribunais promove, dia 17/6, às 19h, na Livraria da Vila, em Curitiba/PR, o lançamento da obra "Capacidade Processual dos Animais", de autoria de Vicente de Paula Ataide Junior, que tem como proposta refletir sobre a possibilidade dos animais serem parte nas ações judiciais, podendo reivindicar seus direitos em juízo.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A par desse propósito teórico, também busca avaliar as primeiras ações propostas e as primeiras decisões judiciais proferidas, naquilo que vem sendo conhecido como "judicialização do Direito Animal".

A obra aborda:

  • O Direito Animal, como nova disciplina jurídica;
  • Consideração dos animais como sujeitos de direitos;
  • Conceitos básicos do Direito Processual Civil;
  • Pressupostos processuais e as condições da ação, à luz do CPC.

O livro lança, de forma inédita e precursora, uma proposta de teoria dogmática dos direitos animais (denominada como "teoria das capacidade jurídicas animais"), a partir, sobretudo, da regra constitucional da proibição da crueldade contra animais e do princípio da dignidade animal.

No campo processual civil, denuncia que a capacidade de ser parte, enquanto pressuposto processual, não tem amparo legal no Brasil, nunca foi objeto de crítica doutrinária e deve ser abolida dos esquemas teóricos, dado seu potencial para excluir o acesso à justiça a quem se afirma titular de direitos.

____________

Vicente de Paula Ataide Junior

Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela UFPR. Pós-Doutor em Direito Animal na UFBA. Professor Ajunto da Faculdade de Direito da UFPR.

___________

__________

t