AGENDA

Congresso

IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem

Participe do "IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem"

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Atualizado em 14 de outubro de 2022 14:26

  • Data: 17 e 18/10
  • Local: Hotel Hilton Morumbi - SP

As inscrições para o "IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem", realizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá estão abertas. O evento, que traz como debate "O hoje e o amanhã da arbitragem" acontece nos dias 17 e 18/10, e contará com a participação de 23 palestrantes, divididos em 5 painéis e 2 palestras magnas.

Durante o Congresso serão abordados, por diversos especialistas nacionais e internacionais, os principais temas em discussão no cenário da arbitragem internacional.

A palestra magna de abertura do evento será ministrada por Giuditta Cordero-Moss, professora do Departamento de Direito Privado da Universidade de Oslo, na Noruega, responsável pelas áreas de Direito Comercial Internacional, Arbitragem Comercial Internacional e Direito Internacional Privado.

A palestra magna de encerramento, por sua vez, será ministrada pelo professor Bernard Hanotiau, professor emérito da Universidade de Louvain, na França, sócio fundador do escritório de advocacia Hanotiau & Van Den Berg e membro do conselho consultivo do International Council for Commercial Arbitration (ICCA). 

O novo Regulamento de Arbitragem do CAM-CCBC, que foi atualizado levando em consideração a experiência acumulada em quase 10 anos de aplicação do Regulamento do CAMde outubro. O L-CCBC de 2012, e submetido à Consulta Pública com 300 sugestões, será divulgado ao longo do primeiro dia do Congresso, que acontece em São Paulo, no Hotel Hilton Morumbi, nos dias 17 e 18 ançamento ocorrerá entre os dois primeiros painéis do congresso, oportunidade em que as regras são apresentadas pela primeira vez ao público geral.

O anúncio será feito por Luíza Kömel, Secretária Geral Adjunta do CAM-CCBC, e por Adriana Braghetta, Presidente do Conselho Consultivo. As últimas vagas para o IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem estão disponíveis no site.

CAM - CCBC vai neutralizar a emissão de carbono do IX Congresso

Eventos, de modo geral, geram detritos, que acabam por afetar o meio ambiente. Descartes de papéis, brindes, cenografias, banners, bem como o deslocamento dos palestrantes e participantes, que resultam na emissão de CO2 na atmosfera. Foi diante dessa percepção e da importância da participação do universo empresarial no contexto da sustentabilidade que o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá decidiu neutralizar a emissão de carbono do IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem. 

Um evento é neutro quando as emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas para o evento ocorrer, são devidamente quantificadas e neutralizadas, por meio de ações de compensação, com apoio de projetos ambientais. Quem quantifica essa compensação é a empresa Carbonex Future e Nature, que também fornecem os créditos de carbono de REDD+ da Amazônia (Reducing Emissions from Deforestation and Degradation - projetos de preservação de florestas).

Como funcionará no Congresso do CAM-CCBC: 

O CAM-CCBC estimou as emissões de carbono do evento em todas as suas vertentes, incluindo o deslocamento dos participantes, que totalizariam 54,53 toneladas de CO2. Foram estimadas, por exemplo, as viagens de ida e volta de avião para: Nova York (Estados Unidos), Londres ( Inglaterra), voos domésticos, entre outros destinos. Para os participantes de São Paulo foi realizada uma estimativa tendo em conta as emissões que seriam realizadas caso cada pessoa utilizasse o próprio veículo para se deslocar ao evento, sendo que tais levantamentos também estão incluídos no número total a ser compensado.

Outras iniciativas sustentáveis também foram implementadas pelo CAM-CCBC para a nona edição do Congresso, como as cenografias sustentáveis, com lonas impressas em máquinas ultra-violeta (UV) sem utilização de solventes e carpete produzido com reciclagem de material polietileno e tereftalato (pet).

O credenciamento automatizado com leitor QR Code, eliminando a impressão de mais de 1.200 vouchers. A escolha do Hilton São Paulo Morumbi, local onde vai acontecer o evento, conta ainda com o LightStay, um sistema de mediação sustentável para reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e a produção de resíduos em 20%, além da queda do consumo de água de 10%. 

A iniciativa é parte de uma campanha intitulada "Arbitragens mais Verdes" (internacionalmente conhecida como Greener Arbitration), de 2019, idealizada por Lucy Greenwood, árbitra internacional, que percebeu os impactos que as audiências e outras atividades do mercado acarretavam ao meio ambiente. 

Em 2021 foram lançados Protocolos Ecológicos, incluindo um específico para Conferências de Arbitragem definindo medidas com intuito de diminuir os danos causados pelos eventos de arbitragem ao meio ambiente.

"Os protocolos são voluntários, ou seja, é opção de cada instituição aderir ou não às diretrizes ambientais. O objetivo é incentivar e conscientizar sobre a importância do combate aos danos ambientais, sugerindo medidas objetivas. O CAM-CCBC aderiu ao Greener Arbitration Pledge e em todas as suas atividades busca observar as diretrizes, incluindo o seu maior evento: o Congresso CAM-CCBC de arbitragem, que neste ano leva o selo Evento Carbono Neutro", revela Patrícia Kobayashi do CAM-CCBC. 

 (Imagem: Divulgação)

Realização:

  • Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá

_________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

t