AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "O Devido Processo Legal Coletivo"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "O Devido Processo Legal Coletivo"

Confira a obra "O Devido Processo Legal Coletivo".

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Atualizado em 17 de junho de 2022 17:05

A obra "O Devido Processo Legal Coletivo" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), de autoria de Edilson Vitorelli, propõe o desenvolvimento de uma nova teoria do processo coletivo, mais aberta à participação social e, ao mesmo tempo, preocupada em entregar resultados efetivos ao grupo lesado.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Com amplo enfoque prático e vasto estudo bibliográfico, o livro debate o processo coletivo para acerca da implementação de um esquema participativo que viabilize a obtenção de resultados sociais significativos. Compreender o processo coletivo é entender a principal ferramenta disponível para solucionar, de modo justo e eficiente, os conflitos de massa, os grandes desastres socioambientais e os reiterados problemas socieconômicos vivenciados pela sociedade. Esta obra propõe o desenvolvimento de uma nova teoria do processo coletivo, mais aberta à participação social e, ao mesmo tempo, preocupada em entregar resultados efetivos ao grupo lesado.

A obra aborda, dentre outros temas:

  • Devido Processo Legal: Participação e Representação em Ações Coletivas;
  • Modelos Processuais Representativos em Perspectiva Comparada;
  • Conflitos em litígios coletivos;
  • Um Novo Processo Coletivo: proposta para a reconstrução do processo coletivo brasileiro.

___________

Edilson Vitorelli 

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com estudos no Max Planck Institute for Procedural Law (Luxemburgo). Doutor pela Universidade Federal do Paraná. Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Visiting scholar na Stanford Law School (EUA) e visiting researcher na Harvard Law School (EUA). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do mestrado e doutorado da Universidade de Ribeirão Preto. É o único autor brasileiro vencedor do prêmio Mauro Cappelletti, atribuído pela International Association of Procedural Law ao melhor livro sobre processo do mundo. Procurador da República.

___________

__________

t