AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. "Estratégias Defensivas na Execução" é lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais
Lançamento

"Estratégias Defensivas na Execução" é lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais

Confira a obra "Estratégias Defensivas na Execução".

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Atualizado em 23 de junho de 2022 18:50

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Estratégias Defensivas na Execução", de autoria de Rosalina Moitta Pinto da Costa.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A propositura de ações paralelas à execução, conforme sejam ajuizadas antes, durante ou depois da pretensão executiva, gerará diferentes repercussões na execução e na própria oposição, o que provoca intenso questionamento doutrinário e jurisprudencial.

Afinal, qual a relação que há entre elas: litispendência, conexão ou prejudicialidade? Extingue-se a ação de conhecimento autônoma, proposta depois da oposição ou ambas devem ser reunidas? Não sendo ajuizada a oposição, a prejudicialidade é capaz de levar à suspensão da pretensão executiva? 

Destaques: 

  • Tema prático
  • Abordagem didática, mesmo sendo um assunto complexo
  • Indicação de quais são as melhores estratégias de defesa para cada caso
  • Indicações legislativas e jurisprudenciais
  • Tópicos que tratam de defesas extrajudiciais
  • Análise dos impactos do ajuizamento de ações paralelas na pretensão executiva e nas formas de oposição (embargos à execução e impugnação ao cumprimento de sentença).

___________

Rosalina Moitta Pinto da Costa

Doutora em Direito das Relações Sociais (PUC/SP). Mestre em Direito Agrário (UFPA). Especialista em Direito Ambiental (UFPA) e em Direito Civil (ESMPA). Professora de Processo Civil da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD-UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Inovações no Processo Civil" (UFPA/CNPQ). Advogada.

___________

__________

t