AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Programa de doutorado GEM DIAMOND em "Direito Internacional e Direito Europeu"

Programa de doutorado GEM DIAMOND em "Direito Internacional e Direito Europeu"

Confira o programa de doutorado GEM DIAMOND em "Direito Internacional e Direito Europeu".

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Atualizado às 19:03

  • Período de inscrição: até 3/7

A FGV Direito Rio divulga a abertura de inscrições para o programa de doutorado GEM DIAMOND em "Direito Internacional e Direito Europeu", que promoverá de modo integrado com a Université Libre de Bruxelles e com o Egmont - Institut Royal des Relations, da Bélgica. 

A vaga faz parte de um programa mais amplo de Doutorado Conjunto (Joint Doctorate, JD) sobre Globalização, Europa e Multilateralismo: Instituições Democráticas, a ascensão de Modelos Alternativos e o crescente dissenso normativo (GEM-DIAMOND). O prazo para se inscrever vai até o dia 3 de julho.

Em conjunto com a Université Libre de Bruxelles e do Egmont - Institut Royal des Relations, da Bélgica, a FGV Direito Rio irá participar da seleção, orientação e formação de um estudante de doutorado em Direito Internacional e Direito Europeu (ESR 11 PhD Position In International Law & European Law), oferecendo uma vaga. O programa dura três anos e durante esse período o estudante, que deverá ser um pesquisador em início de carreira, receberá bolsa do programa "Horizon 2020", financiado pela União Europeia. Trata-se de uma Marie Sklodowska Curie Action - Doctoral Network (MSCA-DN). As aulas acontecerão parte em Bruxelas e parte na FGV Direito Rio e serão ministradas em inglês. 
 

Tanto o programa de Pós-Graduação Strictu Sensu como o Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio irão oferecer atividades de ensino e pesquisa relacionadas ao tema "Legal contestation on the rule of law and its impact on EU cooperation in criminal matters with third parties: EU-MERCOSUR" ("Contestação jurídica sobre o Estado de Direito e seu impacto na cooperação da União Europeia em matéria penal com terceiros: União Europeia-Mercosul") no período em que o estudante (que pode ser brasileiro ou de outra nacionalidade) estiver no Brasil. A previsão é que essas aulas ocorram de outubro de 2023 a junho de 2024.
 

Ao todo, o consórcio internacional do GEM-DIAMOND oferece 16 vagas de doutorado, com duração de 36 meses, para pesquisadores de início de carreira que cumprirem os requisitos do processo seletivo, sendo que as demais 15 vagas estão distribuídas por instituições europeias. 
 

As demais 15 instituições renomadas e reconhecidas internacionalmente que integram o consórcio internacional do GEM-DIAMOND são: Université Libre De Bruxelles (Bélgica), Luiss Libera Universita Internazionale Degli Studi Sociali Guido Carli (Itália), Universiteit Van Amsterdam (Países Baixos), Kobenhavns Universitet (Dinamarca), Universitatea Babes Bolyai (Romênia), Université Paris I Pantheon-Sorbonne (França), Université De Genève (Suíça), The University Of Warwick (Reino Unido), Waseda University (Japão), Universite Laval (Canadá), Istituto Affari Internazionali (Itália), The Transatlantic Foundation (Bélgica), Egmont - Institut Royal Des Relations Internationales (Bélgica), Institutul Roman Pentru Actiune, Instruire Si Cercetare In Domeniul Pacii - Peace Action, Training & Research Inst Of Romania (Roménia), Centre For European Policy Studies (Bélgica), Federation Internationale Des Ligues Des Droits DE L'HOMME (França).
 

Na FGV Direito Rio, os professores Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet, e Fernando Leal, coordenador acadêmico do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, atuarão na seleção, orientação e formação dos candidatos do programa GEM-DIAMOND. "Essa é uma iniciativa inédita no Brasil. Diferentemente dos programas de doutorado-sanduíche, o GEM-DIAMOND prevê a integração do currículo, das atividades e do processo seletivo dos estudantes, que farão parte de uma rede internacional de instituições renomadas, com financiamento integral assegurado no âmbito da Marie Sklodowska Curie Action - Doctoral Network (MSCA-DN)", explicou a especialista. 

Realização:

  • FGV Direito Rio

_________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

t