AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. EU-South American School on Global Governance
Curso

EU-South American School on Global Governance

Confira o curso "EU-South American School on Global Governance"

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Atualizado em 30 de junho de 2022 14:28

  • Inscrições: até 8/7
  • Aulas: 10/8 a 7/12
  • Horário: Quartas-feiras, das 15h50 às 17h30
  • Local: Plataforma Zoom ou Praia de Botafogo, 190

CEJM - Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio recebe, até dia 8/7 ou enquanto as vagas estiverem disponíveis, inscrições para o curso "EU-South American School on Global Governance". Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+, o curso é totalmente gratuito e será realizado em formato híbrido. 

As aulas serão realizadas de 10/8 a 7/12, às quartas-feiras, das 15h50 às 17h30. O processo seletivo será virtual. O resultado será publicado até o dia 27 de julho, na página do curso.

A oportunidade é voltada para acadêmicos e profissionais das áreas de Direito, Relações Internacionais e outros ramos das Ciências Humanas. Também podem participar formuladores de políticas públicas, funcionários públicos, membros da sociedade civil organizada e o público em geral.

O candidato deve optar por concorrer às vagas do curso na modalidade presencial, na sede da FGV no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190) ou na modalidade virtual, mediada por tecnologia pela plataforma Zoom ao vivo. A modalidade virtual é exclusiva para os não residentes da cidade do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e não há pré-requisitos para participar. 

Chancelado pela União Europeia, o curso EU-South American School on Global Governance compreende as práticas da UE em governança global e sua relevância para a América do Sul. O programa abrange uma variedade de tópicos nas três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia. 

Dentre os temas em destaque estão sistemas de tomada de decisão multinível nas organizações internacionais, política externa, regulação em matéria tributária, ambiental e da saúde global, direito dos investimentos, direitos humanos e democracia, sistemas de solução de controvérsias, legitimidade e accountability internacional.

De acordo com a professora Paula Wojcikiewicz Almeida, titular do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio, já são muitos os frutos colhidos por meio da parceria entre a FGV e a União Europeia. "O Centro representará uma oportunidade para que a FGV continue avançando em sua parceria de longa data com a UE, como extensão do Módulo Jean Monnet, de 2010 a 2013, e da Cátedra Jean Monnet, de 2015 a 2019", ressalta a docente. 

Além de professores da FGV Direito Rio, o curso EU-South American School on Global Governance conta com a colaboração de especialistas de instituições de países como Bélgica, Itália, Holanda, França e Reino Unido, além do Parlamento Europeu, ao longo dos três anos de projeto. Também integram o projeto a Escola de Direito de São Paulo, a Escola de Relações Internacionais (FGV RI) e o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII).

Realização:

  • FGV Direito Rio

_________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

t