AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Direito & Administração Pública
Lançamento

Direito & Administração Pública

Confira o programa de dupla graduação: "Direito e Administração Pública ou Direito e Administração de Empresas".

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Atualizado às 17:26

  • Inscrições: Até 21/10

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e a formação em duas áreas estratégicas e complementares é um grande diferencial aos estudantes. Pensando nisso, a FGV Direito SP e a FGV EAESP lançam o programa de dupla graduação: "Direito e Administração Pública ou Direito e Administração de Empresas". Os interessados em ingressar na nova modalidade podem se inscrever para o vestibular 2023 até dia 21/10. 

"Os desafios enfrentados pelos profissionais no mundo de hoje são cada vez mais complexos. Eles exigem uma visão multidisciplinar, com competências adquiridas a partir de diferentes áreas de conhecimento e de experiência. A dupla graduação permite a expansão estruturada dos recursos com os quais uma pessoa pode contar para ser bem-sucedida em suas atividades, contribuindo de maneira decisiva para a solução de inúmeros problemas que afetam pessoas, organizações e sociedades", afirma Renato Guimarães Ferreira, coordenador da Graduação em Administração de Empresas da FGV.  

Cibele Franzese, coordenadora da Graduação em Administração Pública da FGV complementa "o Programa de Dupla Graduação em Administração Pública e Direito forma um profissional muito potente, capaz de analisar problemas complexos e propor soluções inovadoras, dentro da legalidade, formulando soluções jurídicas com potencial de geração de impacto social". 

Já Roberto Dias, coordenador da Graduação em Direito da FGV SP, reforça os diferenciais proporcionados pela escola "é uma grande oportunidade para os alunos concluírem dois cursos de ponta oferecidos pela FGV em 6 anos. Por meio de metodologias ativas, serão desenvolvidos os conhecimentos, habilidade e competências de dois importantes campos do conhecimento. Isso permitirá que eles tenham um enorme diferencial no mercado de trabalho na área pública ou privada, que cada vez mais procura profissionais que entendam as racionalidades dos dois campos e transitem por eles para encontrar as melhores soluções para os problemas complexos com os quais se depararão no trabalho".  

Oportunidades futuras na carreira 

As qualidades do administrador público preparado para atuar, aliadas à sólida formação em direito, fazem do egresso da dupla graduação um profissional raro, de alta empregabilidade. Sua formação lhe permite atuar em todas as carreiras que combinam conhecimentos jurídicos e de gestão pública. Os egressos do Programa de Dupla Graduação Direito e Administração Pública podem atuar em áreas como regulação (nos diferentes setores de infraestrutura); direitos humanos e políticas públicas (ocupando cargos seja no Executivo, Ministério Público e Defensoria Pública, seja no Judiciário ou no Legislativo); ou ainda consultoria para organizações do terceiro setor ou empresas do setor de empreendedorismo social. 

Já quem opta pelo Programa de Dupla Graduação Direito e Administração de Empresas, a formação lhe permite atuar em todas as carreiras que combinam conhecimentos jurídicos e de gestão, podendo atuar em áreas como venture capitals, mergers & acquisitions, direito empresarial internacional, entre outros. 

Sobre o curso 

O curso é a combinação otimizada de dois cursos de graduação, possibilitando a conclusão de ambos em 6 anos, de forma a valorizar competências, habilidades e conteúdos disciplinares comuns, com o diálogo entre ambos, sem perder de vista as especificidades de cada área. 

A FGV Direito SP e a FGV EAESP contam, conjuntamente, com mais de 20 centros de estudos e pesquisas que elaboram centenas de produções intelectuais por ano, permitindo a conexão da pesquisa aplicada com a prática, como fonte de conhecimento. Os alunos também terão acesso a um quadro docente composto predominantemente por professores-doutores de tempo integral, garantindo forte comprometimento com a qualificação docente e intelectual. 

Os 8 primeiros semestres da Dupla Graduação são dedicados, em período integral, ao estudo aprofundado dos fundamentos e das racionalidades das duas áreas. Nesse período, os alunos devem adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais por meio de disciplinas que utilizam diferentes métodos e dinâmicas de ensino, enquanto, também, vivenciam intensamente as demais experiências da vida universitária como o engajamento em entidades estudantis, empresas juniores, estágios de férias, grupos de estudos e de pesquisas, e outras tantas atividades. 

Já nos 4 últimos semestres, as aulas concentram-se no período matutino, abrindo a possibilidade de complementação da formação acadêmica em estágios e nos programas de intercâmbios mantidos pelas Escolas, que potencializam a formação para a prática profissional. 

Formas de ingresso 

O candidato deve passar em dois processos seletivos, na mesma modalidade: para Direito e para Administração de Empresas; ou para Direito e Administração Pública. 

Modalidades disponíveis: vestibular (12 vagas); ENEM (3 vagas); internacional (5 vagas: 2 IB; 1 BAC; 1 ABTUR; 1 SAT). 

Bolsas de estudos 

Com o objetivo de ampliar a diversidade do seu quadro discente, há um programa de bolsas de estudos não reembolsáveis que leva em consideração a trajetória pessoal e acadêmica, bem como as condições de vulnerabilidade socioeconômicas do aluno. Poderão ser concedidas até 2 bolsas de acordo com a necessidade do aluno e da disponibilidade do fundo de bolsas. 

Realização:

  • FGV Direito SP

___________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

FGV Direito SP