AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito Rio >
  4. Congresso Internacional sobre os 20 anos do Código Civil
Evento

Congresso Internacional sobre os 20 anos do Código Civil

Participe do "Congresso Internacional sobre os 20 anos do Código Civil"

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Atualizado em 13 de setembro de 2022 00:01

  • Data: 15 e 16/9 
  • Horário: das 8h às 19h30 
  • Local: Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186 - nº 190, Botafogo, Rio de Janeiro) 

A FGV Direito Rio celebra os 20 anos de sua criação com a realização do Congresso Internacional 20 anos do Código Civil: Avanços e Desafios. O evento, que acontecerá ao longo dos dias 15 e 16 de setembro, de modo presencial, no Centro Cultural da FGV, contará com a presença da ministra do STF, Cármen Lúcia. 

Promovido com o objetivo de discutir os diversos avanços e desafios do Código Civil em seus 20 anos de existência, o evento tem o diferencial de reunir as mais prestigiosas autoridades nacionais e internacionais em direito, ministros dos Tribunais Superiores e especialistas na área para debater o Código Civil e assuntos relevantes para a teoria e para a prática. 

No quadro internacional destacam-se o professor da Universidade Clássica de Lisboa, António Menezes Cordeiro; do professor da Universidade de Coimbra, Paulo Mota Pinto; e o pesquisador do Instituto Max-Planck de Direito Comparado e Direito Privado Internacional, Jan Peter Schmidt. 

Ao longo do evento, os especialistas analisarão a trajetória de aplicação do Código Civil, que é o primeiro Código Civil do século XXI no mundo. Embora o documento traga vários avanços em relação ao seu antecessor, o Código Civil de 1916, muitas questões de ordem legislativa são alvo de pesquisa do corpo docente da FGV e de outras instituições no Brasil. 

Desse modo, serão realizadas discussões evolvendo temas como obrigações e responsabilidade civil; contratos; questões empresariais; questões de regularização fundiária; e família e sucessões. Além disso, haverá debates sobre a busca por um melhor e mais eficaz interpretação e aplicação do Código Civil. 

FGV Direito Rio 20 anos

"A FGV Direito Rio foi criada com o desafio de transformar o ensino, a produção e a aplicação do Direito no país. Por isso, no nosso DNA está o compromisso constante com a inovação, seja na educação, na pesquisa ou nas relações com a sociedade e com o mundo. Esses caminhos têm o objetivo de colaborar com a missão da FGV, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional", observa o professor Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio.  

Para o professor Daniel Dias, idealizador e um dos organizadores do evento, "o evento é uma oportunidade única para debater uma das leis mais importantes do país, que afeta seus cidadãos nos mais diversos aspectos de suas vidas. Grandes especialistas do país e do exterior darão as suas visões sobre os avanços e desafios do Código Civil brasileiro em seus 20 anos de existência. É ao mesmo tempo empolgante e gratificante estar envolvido na realização de um debate relevante como esse."  

Aberto ao público em geral, o evento é gratuito. No entanto, é necessário fazer inscrição. 

Para ingresso nas dependências do Centro Cultural da FGV é preciso apresentar o passaporte da vacina. Também é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto. E não é permitida a entrada de pessoas usando chinelo ou bermudas. 

Realização:

  • FGV Direito Rio

___________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

FGV Direito Rio