AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito Rio >
  4. Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights
Curso

Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights

Participe do "Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights".

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Atualizado às 18:56

  • Período de incrições: Até 5/2
  • Local: Sede da FGV (Praia de Botafogo, 190, 9º andar -- Botafogo, RJ) ou Plataforma Zoom
  • Horário: às quartas-feiras, das 15h50 às 17h30.

FGV Direito Rio abre inscrições para processo seletivo de ingresso na primeira edição do curso Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights, uma atividade do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM) da FGV, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+.

A Rio School é um programa híbrido de quatro meses, ministrado em inglês e português, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre as práticas de Governança Global das Organizações Internacionais, universais e regionais. As palestras proporcionam uma compreensão e análise crítica das Organizações Internacionais e das instituições da União Europeia, seu processo de tomada de decisões e desafios para sua estratégia e objetivos de ação externa na América Latina.

O FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance é a mais alta titulação acadêmica conferida pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. Com a instituição do Centro de Excelência, a FGV conta com a chancela da UE para oferecer cursos sobre as áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.

As palestras da Rio School abordarão uma variedade de tópicos dentro das principais áreas de pesquisa do Centro, como: a emergência da União Europeia como um ator normativo, a autoridade normativa de novos sujeitos e atores não estatais na formação do Direito das Organizações Internacionais e sua relevância para a governança global. Serão tratados os mecanismos informais e multinível de tomada de decisão nas esferas regional e universal e seu impacto na regulação global. O curso também visa abordar a promoção do Estado de Direito e dos Direitos Humanos na América Latina por entidades internacionais.

Para a professora e coordenadora do curso, Paula Wojcikiewicz Almeida, "o novo curso apresenta um corpo docente internacionalmente renomado e professores e especialistas convidados de diferentes formações profissionais e campos de conhecimento, um currículo contemporâneo, uma metodologia educacional inovadora e um corpo estudantil cuidadosamente selecionado. Trata-se de um programa sem precedentes na América Latina".

No programa das aulas ( que consta no Link) destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, de países como Bélgica, Itália, Reino Unido, Canadá e Chile. 

Os professores que compõem o CEJM buscam não só orientar pesquisas sobre temas relacionados à Governança Global e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, mas também preparar alunos para sua inserção profissional em um mercado de trabalho mundial, cuja demanda é crescente por pessoas capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos inseridos em uma nova ordem mundial.

O curso é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, advogados e profissionais, notadamente nas áreas de Direito, Relações Internacionais e Ciências Sociais. 

A Rio School, coordenada pela professora titular do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, se insere no objetivo do Centro de se tornar um ponto focal nos estudos de governança global da UE e da América do Sul, após as experiências anteriores de financiamentos da Comissão Europeia na instituição (Módulo Jean Monnet, de 2010 a 2013, e da Cátedra Jean Monnet, de 2015 a 2019).

A edição de 2023 da Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights ocorrerá de 1º de março a 14 de junho, às quartas-feiras, das 15h50 às 17h30, presencialmente na sede da FGV no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190) ou online (Plataforma Zoom).

Confira o edital no link e a brochura do curso no link

Realização:

  • FGV Direito Rio

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui

FGV Direito Rio