AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Revista dos Tribunais lança 10ª edição do "Manual de Introdução ao Estudo do Direito"
Lançamento

Revista dos Tribunais lança 10ª edição do "Manual de Introdução ao Estudo do Direito"

Confira lançamento da 10ª edição do "Manual de Introdução ao Estudo do Direito", publicado pela Thomson Reuters - Revista dos Tribunais.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Atualizado em 26 de janeiro de 2023 16:54

Lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, a 10ª edição do "Manual de Introdução ao Estudo do Direito", de autoria de Dimitri Dimoulisvisa introduzir discussões e conceitos fundamentais ao estudo do direito, de maneira sistemática, objetiva e clara. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Desde 2003, data de sua primeira publicação, o Manual de introdução ao estudo do direito, de autoria do Professor Dimitri Dimoulis, tem sido considerado obra de referência para alunas e alunos ingressantes em faculdades de direito por todo o país. O manual visa introduzir discussões e conceitos fundamentais ao estudo do direito, de maneira sistemática, objetiva e clara. 

Em quatorze lições, o livro apresenta: 

  • Discussões sobre a natureza do direito, incluindo sua relação com a moral, a política e a justiça; 
  • Dimensões do estudo do direito; 
  • Conceitos essenciais ao estudo, como sujeito, fato jurídico e relação jurídica; 
  • Ferramentas da prática jurídica, como norma, linguagem e interpretação; e 
  • Fontes do direito  

O manual tem que objetivo criar um vocabulário comum a alunos que começam a navegar o estudo do direito e conferir as bases para que os estudos que seguem sejam bem aproveitados. Mais do que uma introdução, o livro tenta também instigar alunos a pensarem o direito de maneira crítica - o que contribui para a prática jurídica.

Sobre o autor:

Dimitri Dimoulis

Professor titular da Escola de Direito de São Paulo da FGV. Bacharel em Direito pela Universidade Nacional de Atenas (1988), mestre em Direito público pela Universidade Paris-I (Panthéon-Sorbonne) (1989), doutor em Direito pela Universidade Saarland (1994), onde também realizou estudos de pós-doutorado (1996).  

t