AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da 5ª edição de "Colaboração no Processo Civil"
Lançamento

Lançamento da 5ª edição de "Colaboração no Processo Civil"

A 5ª edição da obra consagra-se como uma das principais fontes de inspiração ao novo Código de Processo Civil brasileiro.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Atualizado em 16 de junho de 2023 17:32

A 5ª edição da obra "Colaboração no Processo Civil", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, de autoria de Daniel Mitidiero, consagra-se como uma das principais fontes de inspiração ao novo Código de Processo Civil brasileiro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

A Thomson Reuters - Revista dos Tribunais gerencia esta edição.(Imagem: Arte Migalhas)

Partindo de uma das premissas mais caras ao seu marco teórico, o papel do Estado na tutela dos direitos, Daniel Mitidiero enfrenta o tema da cooperação buscando equacionar as interações entre partes e juiz no processo. O estudo foi um divisor de águas na doutrina brasileira e ressurge com toda força com a edição do novo Código de Processo Civil de 2015, que expressamente consagrou o princípio da colaboração como norma fundamental.

A Colaboração no Processo Civil representa uma revolução cultural. A colaboração implica comportamentos objetivos do juiz e das partes. Passados alguns anos de sua tese de doutorado, Daniel Mitidiero tem a oportunidade de escrever uma nova edição à luz da recepção expressa da colaboração pelo novo Código de Processo Civil. Os pressupostos sociais, lógicos e éticos por ele propostos neste livro para caracterização do modelo cooperativo de processo são essenciais para a correta compreensão do novo CPC. Trata-se de leitura indispensável

Sobre o autor:

Daniel Mitidiero

Professor Associado de Direito Processual Civil nos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da UFRGS desde 2011. Foi Visiting Scholar na University of Edinburgh na Escócia em 2023, fez pós-doutorado na Università degli Studi di Pavia na Itália em 2013 e defendeu sua tese de doutorado na UFRGS em 2007. É membro da International Association of Procedural Law (IAPL), do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP), da Associazione Italiana fra gli Studiosi del Processo Civile (AISPC), da Associación Argentina de Derecho Procesal (AADP) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Além disso, é membro do Comparative Procedural Law and Justice Project do Max Planck Institute for Procedural Law de Luxemburgo. Tem vários livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior, tendo sido traduzido para o alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2007 e 2019. Advogado.

t