AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo >
  4. 2ª caminhada educativa: Chão dos nossos ancestrais
Encontro

2ª caminhada educativa: Chão dos nossos ancestrais

Encontro acontece no dia 18/5 às 14h.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Atualizado às 09:36

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo promove a "2ª caminhada educativa: Chão dos nossos ancestrais", que percorre pontos importantes da história negra no centro de São Paulo. O ponto de encontro acontece no dia 18/5, às 14h e será na sede da OAB/SP - Praça da Sé. As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas!

O objetivo da ação é evitar o apagamento da memória e da história da população negra. Por isso, o evento é realizado na semana do dia 13/5, data da abolição da escravatura no Brasil.

Rosana Rufino, presidente da Comissão, destacou a importância de pisar no mesmo chão que os ancestrais pisaram, como forma de enraizar a presença da comunidade negra no território e criticar a abolição que não efetivamente libertou os escravizados. "Em alusão ao 13/5 e como uma crítica a pseudo abolição, pisaremos no chão daqueles que nos antecederam e nos trouxeram até aqui, enraizando nossa presença no território sagrado para nós", disse Rufino.

Nesta edição, a caminhada passará pelo bairro Bixiga, conhecido como o território do quilombo Saracura e berço do samba paulistano, incluindo a famosa escola de samba Vai-Vai. O evento terminará com uma roda de samba, contando com a participação de ritmistas da Família Tamarineira.

A atividade conta com o apoio do Movimento Saracura Vai-Vai e do Conselho de Griots do Movimento Negro Unificado, buscando ressaltar os locais de memória e resistência da comunidade negra, além de arrecadar fundos para a campanha Ação Solidária Inverno, que será destinada a instituições cadastradas na Comissão de Ação Social e Cidadania.

A programação inclui um momento de café de boas-vindas e credenciamento, coletiva de imprensa, saída da OAB/SP às 15h, visita ao Bixiga/Território Quilombo Saracura das 15h às 17h, e encerramento com a participação dos ritmistas da Vai-Vai/Família Tamarineira às 17h.

Quem quiser, poderá fazer uma doação de R$ 10 ou R$ 20 para a campanha Ação Solidária Inverno. Todo o valor arrecadado no evento será destinado a instituições cadastradas na Comissão de Ação Social e Cidadania.


Realização: OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo