"Comentários à lei da Liberdade Econômica - 2ª Edição" é lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais
Confira a "Comentários à lei da Liberdade Econômica - 2ª Edição", lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais.
quarta-feira, 4 de setembro de 2024
Atualizado em 13 de setembro de 2024 14:44
Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Comentários à lei da Liberdade Econômica - 2ª Edição", coordenada por Floriano Peixoto Marques Neto, Otavio Luiz Rodrigues Júnior e Rodrigo Xavier Leonardo.
A Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/19) tem sido aplicada pelos diversos Tribunais ao longo dos últimos anos, além de ter sido modificada por normas legais supervenientes que testaram sua eficácia. Exemplos notáveis incluem a Lei do Ambiente de Negócios (Lei 14.195/2021), a Lei das Startups (Lei Complementar 182/2021), e a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021).
O trágico período da pandemia de Covid-19, em particular, obrigou a justiça estatal e arbitral a enfrentar centenas de demandas relacionadas à Lei da Liberdade Econômica, como a revisão de contratos e questões de caso fortuito e força maior, desafiando o arcabouço legal abordado neste livro.
Nesse contexto, a promulgação da Lei 14.010/2020, que instituiu o regime jurídico emergencial e transitório das relações jurídicas de direito privado, desempenhou um papel crucial ao estabelecer soluções específicas para o período excepcional da pandemia, sem perder de vista a distinção adequada entre as esferas pública e privada, entre as normas consumeristas e o Direito Civil, garantindo tanto a proteção das pessoas quanto a preservação dos negócios jurídicos.
Esta nova edição dos Comentários à Lei de Liberdade Econômica permite a atualização dessas diversas perspectivas, oferecendo ao leitor um texto que atende aos objetivos profissionais e acadêmicos atuais.
Sobre os coordenadores: