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Curso Cobrança e recuperação de dívidas - Técnicas e estratégias

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Atualizado às 09:19


Curso

Cobrança e recuperação de dívidas - Técnicas e estratégias

  • Data: 16/7
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: São Paulo

Introdução

No atual ambiente de negócios, o fluxo de dinheiro é o sangue vital de qualquer empresa. Infelizmente, os guardas da linha de frente que controlam em grande escala esse sangue vital têm pouco ou nenhum treinamento nas estratégias e procedimentos que mantém o fluxo em movimento. Essas são as pessoas que manejam a cobrança de clientes devedores, bem assim a manutenção de arquivos de contas a receber. Freqüentemente é deixado aos seus próprios recursos desenvolver um programa adequado que gere o fluxo de dinheiro necessário.

A ênfase principal deste curso está nas estratégias e técnicas práticas para as atividades de cobrança. As estratégias e procedimentos apresentados funcionam igualmente para grandes, médias e pequenas empresas ou, ainda, para instituições financeiras.

O trabalho do cobrador, uma posição profissional de alto nível, é crítico para a operação diária dos negócios de toda a comunidade comercial que funciona à base de crédito. Por sua vez, se subtraíssemos a concessão de crédito da lista de procedimentos comerciais, a economia global simplesmente não evoluiria.

Objetivos

Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, iliquidez e insolvência do devedor, para tornar a cobrança mais eficaz e eficiente.

Público Alvo

Este curso é dirigido a gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, de controladoria e de auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

Programa

  • Aspectos gerais da cobrança
  • Relacionamento entre crédito e cobrança
  • Cobrança bancária
  • Classificação dos atrasados - tabela de aging (aging list)
  • Código de defesa do consumidor
  • Estruturação da cobrança
  • Programa de correspondências

1. Quantas cartas de cobrança enviar
2. Como organizar uma boa carta de cobrança

  • Cobrança por telefone
  • Programa de visitas pessoais
  • Serviços externos de cobrança

1. Quando vale a pena contratar uma empresa de cobrança
2. Quais são os critérios para selecionar uma empresa de cobrança

  • Recebimento de cheques de terceiros - como proceder
  • Dação em pagamento - recebimento de bens como pagamento
  • Cessão de crédito - recebimento de duplicatas de terceiros
  • Cobrança judicial
  • Impenhorabilidade de bens na cobrança de dívidas

1. O conceito de "bem de família"
2. Quais bens são impenhoráveis

  • Concordata

1. Como funciona
2. Tipos de concordata

  • Falência

1. Como funciona
2. Qual a ordem de privilégio dos créditos

Instrutor

-Adriano Blatt
Formado pela USP, com cursos de extensão em Direito do consumidor, Direito processual civil e Direito imobiliário. Concluiu curso de extensão (pós-graduação) em Business Management com concentração em contabilidade e finanças, Mestrado em Administração de Empresas (USA) e Doutorado (PhD) pela Universidade de Washington. Foi professor de Matemática Financeira e coordenador da Cadeira de Finanças das Empresas do curso de pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Armando Álvares Penteado. É Diretor do IBETEC - Instituto Brasileiro de Especialização Técnica e professor do Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - Universidade de São Paulo (FIA-FEA-USP).

*Este curso poderá ser realizado In Company - Solicite uma proposta.

Investimento

-Desconto de 10% para inscrições efetuadas até 10 dias antes do curso.

-Incluso: Material didático, coffee-break, almoço, certificado.

Realização

  • MDE Training

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11)3164 6363 ou 0800 7035161

e-mail

telemarketing@mdetraining.com.br