AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Obra coletiva sobre novas relações de trabalho é lançada em Brasília
Lançamento

Obra coletiva sobre novas relações de trabalho é lançada em Brasília

Evento que reúne renomados juristas, economistas e outros pensadores será realizado amanhã, dia 5/12, na Biblioteca do STF, em Brasília.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Atualizado às 13:45

Amanhã, dia 5/12, às 18h, será lançado na Biblioteca do STF (1º andar do Anexo II-A do STF, Praça dos Três Poderes), em Brasília, o livro "Novas Relações de Trabalho e Novos Modelos de Proteção", com prefácio do ministro Gilmar Mendes.

A obra coletiva apresenta renomados especialistas - ministros, juízes, advogados, professores de Direito e economistas - com o propósito de analisar e compreender a conformação jurídica da transformação da economia e seus impactos nas dinâmicas do trabalho a partir de diferentes ângulos. Sob a batuta dos coordenadores Nelson Mannrich e Alessandra Barichello Boskovic, a articulação dos artigos revisita os princípios tradicionais do Direito do Trabalho e investiga como novos formatos de negócios desafiam e se comungam com esses princípios.

O livro enfrenta a questão sob o viés trabalhista, constitucional, empresarial, processual e econômico por meio de uma abordagem pragmática de incentivos e externalidade. Também examina detidamente a evolução jurisprudencial do STF e propõe uma perspectiva mais ampla.

"Essa obra é oportuna e de extrema atualidade. Leva o leitor a refletir sobre a afirmação do trabalho decente além das fronteiras do Direito do Trabalho, quando se vislumbram outros vínculos contratuais, além do contrato de trabalho, e outros modelos de proteção, fora da CLT", ressalta Mannrich.

Ao conectar temas como subordinação, autonomia, contratos comerciais, terceirização e pejotização, o livro oferece uma visão abrangente sobre os impactos dos novos modelos de organização empresarial e divisão do trabalho, sem perder de vista o reconhecimento do fundamental papel exercido pela Justiça do Trabalho na promoção da justiça social.

"Reunimos valiosos estudos sobre aspectos materiais e processuais inerentes às relações de trabalho envolvendo prestação de serviço sem subordinação pessoal típica. Temas como terceirização, pejotização, intermediação via plataformas digitais e outros contratos de natureza mercantil são enfrentados por juristas e economistas de forma inovadora e profunda", afirma Alessandra Boskovic.

Segundo ela, a repercussão desse dilema é analisada por especialistas em seus campos de atuação por meio de investigação, pesquisa e senso crítico, superando dogmas e posições, para a elaboração de um modelo baseado em conhecimento empírico, que assente diferentes necessidades. "Sempre em prol de um ambiente adequado de valorização do trabalhador e fomento do desenvolvimento do país, equilibrando a proteção dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica do trabalho", complementa.

Além do evento no STF em Brasília, o livro será lançado também em São Paulo no dia 16/12, na sede do CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social.

Sobre os coordenadores:

Nelson Mannrich: Mestre, doutor e livre-docente em Direito pela USP. Professor titular (sênior) de Direito do Trabalho na USP. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Iberoamericana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social. Coordenador do Getrab-USP. Sócio do escritório Mannrich e Vasconcelos.

Alessandra Barichello Boskovic: Mestre e doutora em Direito pela PUC-PR, com estágio de doutoramento na Fordham University School of Law. Professora de Direito do Trabalho na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Getrab-USP. Sócia do escritório Mannrich e Vasconcelos.

 (Imagem: Divulgação)

Amanhã, dia 5/12, acontece o lançamento da obra "Novas Relações de Trabalho e Novos Modelos de Proteção", em Brasília.(Imagem: Divulgação)